Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 10h04min   <<


chamadas

Matéria 8887, publicada em 17/09/2009.


:Eduardo R. Schmitz

4º Concordeon deu destaque aos músicos catarinenses

Festival apresenta os melhores do acordeon

Eduardo R. Schmitz



O 4º Concordeon reuniu grandes talentos da música instrumental catarinense no palco do Teatro Harmonia Lyra na noite de quarta-feira (16 de setembro). Em edições anteriores, o evento trouxe nomes de referência do acordeon nacional, mas nesse ano a proposta foi dar destaque aos músicos da região. Comemorando o ano da França no Brasil, a exceção à regra fez-se presente na figura do acordeonista francês Richard Galliano.

Não faltaram premiações para qualificar a habilidade dos músicos que estiveram presentes no palco. Natural de Urubici, Cristaldo Souza foi o ganhador do prêmio Cultura Viva do Governo do Estado de Santa Catarina. Orimar Hess Júnior – que morou até pouco tempo em Joinville – foi o segundo colocado no Festival Internacional de Acordeon Digital Roland em 2008 e melhor acordeonista do Brasil em 2009, título que garante participação na etapa mundial, em novembro. Nascido em Brusque, Bruno Moritz venceu em 2007 o primeiro Concurso Internacional de Acordeonistas e o primeiro Concurso Roland V Accordion, ficando entre os sete melhores do mundo. Moritz também foi o quarto colocado na Copa Mundial de Acordeon neste ano.

A abertura do evento foi feita pelo Núcleo de Acordeonistas Amadores de Joinville, apresentando uma versão instrumental de “Casamento da Doralice”, música tradicional do repertório gauchesco. O grupo também executou “Subindo ao céu”, de Chiquinha Gonzaga. Em seguida a Orquestra da Sociesc – composta por membros da comunidade e estudantes do ensino fundamental à pós-graduação – subiu ao palco acompanhada de José Mello que, além de músico, também é empresário e presidente da Associação de Músicos de Joinville (Amuj), entidade que organizou o Concordeon.

Um dos momentos mais aguardado da noite foi a apresentação de Hess Júnior: o melhor acordeonista do país começou sua performance com uma homenagem ao estado, a música “Primavera Catarinense”, de sua autoria. Ele demonstrou ao público a versatilidade do seu acordeon, tocando-o não só da forma tradicional e utilizando seus recursos digitais de efeitos sonoros, mas também batucando no corpo do instrumento. Ao final, foi aplaudido de pé pelos espectadores.

Outra importante presença foi a de Richard Galliano, com talento reconhecido internacionalmente. Seu repertório incluiu músicas de autoria própria, mas sua apresentação foi repleta de improvisação, característica própria do músico que busca sempre a originalidade.


O Concordeon em imagens

Bruno Moritz


Orimar Hess Júnior


Cristaldo Souza


Núcleo de Acordeonistas Amadores de Joinville

Fotos: Eduardo R. Schmitz

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.