Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 09h04min   <<


chamadas

Matéria 8864, publicada em 15/09/2009.


:Divulgação/Sabrina Lermen

Peça O barão nas árvores é encenada no Bom Jesus/Ielusc

O teatro sobe a árvore

Jéssica Michels



Nos dias 17 e 18 de setembro, às 19 horas, a unidade Saguaçu do Bom Jesus/Ielusc se tornará lugar de um ato de rebeldia: o grupo de teatro Mutação apresentará a história do jovem Cosme Chuvasco de Rondó, que decidiu morar numa árvore, transformado isso num modo de vida e de ser, para ficar afastado da terra. Essa é uma adaptação teatral do conto “O barão nas árvores”, obra do escritor Ítalo Calvino. No sábado (19), a apresentação da peça acontece às 16 horas.

Com direção da atriz e bailarina Sabrina Lermen, o Grupo Mutação decidiu partir do conto porque queria fazer teatro de rua. A diretora já havia apresentado essa peça em 1999, em Porto Alegre, quando cursava Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “Foi muito marcante e, então, eu mostrei o texto para eles e decidimos fazer”, lembra. Depois de lerem vários textos, os atores do grupo fizeram uma readaptação desta obra. Durante sete meses de ensaios, com subidas e descidas das árvores, os 17 integrantes foram se envolvendo com o conto de Calvino. Sabrina diz que é apaixonada pelas obras do autor e precisava de uma história com vários personagens para montar a peça, justificando assim a escolha pela saga de Rondó.

O Grupo Mutação foi criado em 1992, sob a direção de Borges de Garuva, voltado principalmente para os alunos do ensino médio, embora também se abra para a comunidade e para alunos do ensino fundamental e superior. Sabrina revela que a participação dos estudantes universitários é um pouco complicada: “Não é por falta de desejo, mas uma questão de indisponibilidade de horário”, explica. A diretora faz um treinamento logo no início do ano para descobrir quem está interessado em teatro pra valer e a montagem da peça só começa alguns meses depois, normalmente em abril.

Subir nas árvores talvez tenha sido uma das partes mais difíceis da preparação para a peça, embora tenha sido a mais divertida. As árvores e o pátio da unidade Saguaçu se tornaram o universo de Cosme Chuvasco de Rondó. “A intenção era fazer na unidade Centro, mas as árvores estão muito velhas, cheias de musgo e não daria para apresentar porque mesmo sendo teatro de rua, necessitamos do cenário para que o espetáculo aconteça”, lembrou Sabrina. O elenco da montagem é composto por Aline Benghi, Bruna Pereira, Claudia Carille, Isabel Leite, Gabriela Koentopp, Genises Azevedo, Heloísa Guerra, Jordana Dall´igna, Letícia de Souza, Lívia Campos de Souza, Luíse Machado Brasil, Marcela Trevisan, Mariana Farias, Mariana Beckhauser, Nathan Lermen, Sarah Hartmann, Roberto Cochela, Thamires Pamplona e Verônica Westphal.

O Grupo Mutação tem apresentações de O barão nas árvores agendadas para todas as quartas-feiras de outubro, às 20 horas, sempre com entrada franca. Os espetáculos acontecem ao ar livre, na unidade Saguaçu do Bom Jesus Ielusc (rua Guaratuba, 200) e são cancelados em caso de chuva forte.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.