Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 21h04min   <<


chamadas

Matéria 8861, publicada em 11/09/2009.


O novo Enem está chegando

Mayara Silva



As mudanças previstas para Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2009, que ocorre nos dias 3 e 4 de outubro, estão mexendo com as expectativas dos alunos e das instituições de ensino pois, para algumas universidades, a prova vale como acesso único para ingressar no ensino superior. A reformulação do exame consiste em unificar o processo de seleção nas universidades brasileiras e centralizar as etapas seletivas, como acontece em outros países.

A principal mudança do Enem é na sua estrutura, que agora se baseia nas habilidades dos alunos, incentivando o raciocínio, a interpretação e a formação de senso crítico sem memorização de conteúdo. Nesse processo seriam eliminadas as questões de História e Geografia regionais, por exemplo, que passam a abranger um caráter nacional e, assim, garantir iguais condições de participação segundo os prognósticos do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Enem também dará a possibilidade de conclusão do ensino médio às pessoas que não possuem diploma nesse nível de ensino, desde que na data de realização da prova o candidato já tenha feito 18 anos.

Em depoimento dado às emissoras de rádio, o ministro da Educação Fernando Haddad afirmou que, em 2011, o Enem deverá substituir totalmente o vestibular tradicional, quando passará a ser aplicado de maneira unificada nas instituições públicas. Apesar de as universidades terem liberdade para definir quais serão seus processos seletivos, a expectativa do Inep é de que elas considerem os resultados do Enem de alguma forma. Faculdades e universidades privadas também poderão aderir ao novo processo de seleção.

Para Sônia Sant'ana, diretora do Ensino Médio diurno do Bom Jesus/Ielusc, só quando a primeira prova do novo Enem estiver em mãos é que se poderá saber se haverá substituição do processo seletivo ou não. “Fazer essa troca de imediato é como jogar tudo no lixo, para tentar começar do zero”, explica. A diretora afirma que há, ainda, expectativas quanto à elaboração da nova prova, pois a antiga não caracterizava as matérias aplicadas no Ensino Médio e continha questões de lógica que poderiam ser resolvidas facilmente por dedução.

Como a preparação dos alunos para os vestibulares é mais comum nas escolas privadas do que nas públicas, o Bom Jesus/Ielusc lançou um curso diferenciado para o novo Enem em parceria com o Sistema Anglo de Ensino. As aulas iniciaram no dia 10 de agosto e encerram em 2 de outubro, um dia antes da realização das provas. Sônia lembra que, assim, a instituição está prestando um serviço à comunidade, uma vez que o curso não é restrito aos alunos do colégio e que seu preço é acessível.

Esse ano, o Bom Jesus aplicou simulados em junho e agosto para os alunos do 3º ano do Ensino Médio e aplicará outro no domingo (13 de setembro), gratuitamente, para alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e para os chamados treineiros, que cursam os dois primeiros anos do Ensino Médio. Chamados de Maratona Novo Enem, os simulados oferecem prêmios como bolsas de estudo nas redes Anglo de Ensino e gratuidade nas inscrições para cinco vestibulares para os primeiros colocados. O próprio Inep elaborou um simulado com exemplos de exercícios do Enem, divulgado no dia 30 de julho, com 40 questões – sendo 10 para cada área de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Sônia diz que para uma boa realização da prova, o aluno depende da preparação física e, principalmente psicológica, além de conhecimento. Quem procurar mais dicas de como estudar, o que ler e como se concentrar para se sair bem na prova, encontrará vídeo-aulas até no YouTube com assuntos como ótica, logaritmo e literatura de Machado de Assis, entre outros temas.

Algumas instituições públicas que aderiram ao novo Enem

Instituto Federal de Santa Catarina (IFC): Do total de vagas oferecidas, 20% serão destinadas a candidatos que optem pela utilização da nota do Enem.
Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS): Vai usar o Enem como fase única para ingresso aos seus cursos de graduação.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): Vai usar o Enem como fase única para ingresso em todos os cursos de graduação.
Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc): Utilizará o novo Enem como parte da nota (20%) e para ocupação de vagas remanescentes.
Universidade Federal do Paraná (UFPR): A nota final do vestibular será composta de 90% da nota do vestibular e 10% da nota da prova objetiva do Enem.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs): No processo seletivo, a nota do Enem será considerada parte da nota do aluno. No momento de inscrição no vestibular, o aluno deverá informar se deseja que sua nota seja considerada.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.