O dia 30 de agosto foi mais um dia de conquista para o estudante de Jornalismo Valmir Fernando da Silva: o primeiro lugar no campeonato da
Federação Paranaense de Jiu-Jitsu na categoria peso médio adulto (até 82,3
kg), em Curitiba. Esse é o terceiro prêmio em torneios na região Sul obtido por Valmir em 2009.
No primeiro confronto do campeonato, Valmir venceu o adversário com uma kimura (chave de braço). A segunda luta da série foi vencida por W.O., já que seu adversário
estava lesionado. O terceiro resultado foi marcado por um arm lock (finalização onde o adversário recebe uma chave de braço que o imobiliza). Foi só depois deste último embate que o aluno de sexta fase pôde, finalmente, comemorar.
Para obter vitórias como essas, Valmir divide seu dia entre o trabalho, a luta e a faculdade. A disponibilidade de tempo para os treinos, diz, é restrita: “Tenho duas horas de almoço. Nas segundas, quartas e sextas, uso esse tempo”. Além das horas de treinamento, Valmir mantém seu vínculo com o jiu-jitsu através do blog Mixed Martial Arts (MMASul). Nele, o lutador atualiza notícias sobre as artes marciais, divulga e faz a cobertura de eventos e publica entrevistas com competidores consagrados. Para conseguir entrevistas com os atletas que estão atuando fora do país, Valmir estabelece contatos via e-mail apresentando o blog e explicando o objetivo daquele espaço virtual. Ainda que a publicação seja muito acessada – até hoje, 8 de setembro, havia recebido 51.234 visitas – Valmir não usa da popularidade da página para se promover. Lá ele não divulga as lutas das quais participa, nem as vitórias conquistadas.
O lutador e futuro jornalista acredita que não
há torneios de grande visibilidade em Santa Catarina devido à falta de incentivo. “Na maioria das vezes, há disputas regionais entre as próprias academias, dificultando a integração e a realização de campeonatos maiores”, explica.
Em julho deste ano, Valmir conquistou o vice-campeonato gaúcho e, em março, a primeira etapa da Liga Paranaense de Jiu-Jitsu. Seu próximo desafio, que acontecerá no dia 20 de setembro, corresponde à terceira etapa da Liga Paranaense.
Em breve, Valmir mudará de faixa – da azul, irá para a roxa – o que representa uma recompensa pela assiduidade e pela dedicação do atleta, valores reconhecidos pelo treinador. Para a participação nos campeonatos, ele arca com todos os custos de inscrição e com as despesas de viagem, já que ainda está à procura de patrocínio. A divulgação do patrocinador, diz Valmir, será garantida – e a dedicação para obter vitórias, também.