Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 29 de março de 2024 - 05h03min   <<


chamadas

Matéria 8838, publicada em 04/09/2009.


:Jéssica Michels

Jornalismo do Ielusc é o melhor de Santa Catarina, diz revista Imprensa

Bom Jesus/Ielusc entre as melhores faculdades

Eduardo R. Schmitz



Duas pesquisas publicadas recentemente colocam o Bom Jesus/Ielusc como uma das melhores instituições de ensino superior de Santa Catarina. Definido pelo Ministério da Educação (MEC), o Índice Geral de Cursos (IGC) publicado em 31 de agosto aponta a escola como a segunda colocada entre as faculdades particulares de Joinville, a quinta melhor instituição privada e a oitava no cômputo geral do Estado. Já o Guia Imprensa qualifica o curso de Jornalismo como o melhor do Estado.

A pontuação feita pelo Bom Jesus/Ielusc no IGC foi 292, apenas dois pontos a menos do que o primeiro colocado em Joinville, o Instituto de Ensino Superior Santo Antônio (Inesa). Ambas as instituições se qualificaram com nota três – para obter nota quatro são necessários 295 pontos. Considerando-se também as escolas superiores públicas, a primeira colocada no Estado é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (anteriormente conhecido como Cefet), com 391 pontos, seguido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com 369 pontos e pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com 338 pontos.

"Conseguir boa pontuação é uma denotação de seriedade”, disse o diretor geral do Bom Jesus/Ielusc, pastor Tito Livio Lermen. Para ele, os resultados positivos em avaliações representam a realidade da instituição, embora isso não represente a completa satisfação. “Temos que continuar investindo em qualidade de estrutura e corpo docente", explica.

"O resultado positivo vem para coroar o esforço e o trabalho sério”, afirma o diretor geral do Inesa, Rafael Thomazi Bratti. O primeiro curso superior da instituição foi o de Administração – que teve sua aula magna em 2004. No ano seguinte, foi aberto o curso de Pedagogia. “Quem tem vontade e acredita no trabalho, consegue um bom resultado”, resume o diretor.

A faixa de notas das demais instituições de Joinville também foi três, com exceção da Associação Catarinense de Ensino – Guilherme Guimbala (ACE), com nota dois. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina conseguiu a primeira posição no ranking nacional entre os centros universitários, mas os anos-base da avaliação foram de 2005 a 2007 e o Cefet começou a oferecer cursos superiores em Joinville apenas em 2009. A única faculdade sem pontuação da cidade foi a Faculdade de Tecnologia Assessoritec, pois ainda não tem turmas formadas.

Em todo o estado, cinco instituições tiveram nota quatro, nove ficaram na faixa dois e 17 não registraram pontos por não terem cursos avaliados pelos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs) nos últimos três anos. A última colocada no índice do MEC foi a Faculdade de Tecnologia Tupy de São Bento do Sul, com 133 pontos.

A ação do ministério, agora, será visitar todas as instituições do país que obtiveram notas um e dois. O objetivo desse procedimento é verificar a real situação das faculdades e dar início ao processo de descredenciamento caso o quadro seja comprovado.

Em Jornalismo, a melhor

A classificação feita pelo Guia Imprensa avaliou todas as instituições dos três estados do sul do país com cursos de Jornalismo. A primeira colocação do Bom Jesus/Ielusc em Santa Catarina vem acompanhada da terceira posição geral, atrás apenas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) – décima colocada no ranking nacional – e da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A equipe do guia fez uma série de entrevistas e coletou, entre outras, informações sobre as condições físicas, o currículo das disciplinas, qualificação do corpo docente, análise do projeto político-pedagógico e projetos de jornal laboratório, atribuindo uma pontuação específica para cada um desses parâmetros. Uma segunda parte da avaliação contou com a opinião dos 25,1 mil editores do Brasil, considerando as instituições onde se formaram e quais aquelas que apontam como origem preferida para a contratação de profissionais.

As melhores instituições de Santa Catarina (MEC)

1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (Cefet/SC) – 391 pontos
2. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – 369 pontos
3. Faculdade Energia de Administração e Negócios (Fean) – 344 pontos
4. Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – 338 pontos
5. Faculdade São Luís (FSL) – 296 pontos
6. Instituto de Ensino Superior Santo Antônio (Inesa) – 294 pontos
7. Faculdade de Ciências Econômicas da Região Carbonífera (Facierc) – 293 pontos
8. Instituto Superior e Centro Educacional Luterano - Bom Jesus/Ielusc – 292 pontos
9. Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina – 289 pontos
10. Faculdade Decisão (Fadec) – 282 pontos

Os melhores cursos de Jornalismo do Sul (Guia Imprensa)

1. Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC/RS)
2. Universidade Estadual de Londrina (UEL)
3. Instituto Superior Educacional Luterano Bom Jesus/Ielusc
4. Faculdade Metropolitana Londrinense (UMP)
5. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
6. Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)
7. Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos)
8. Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)
9. Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
10. Centro Universitário de Maringá (Cesumar)

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.