Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 01h04min   <<


chamadas

Matéria 8819, publicada em 01/09/2009.


Semana da História discute diversidade e sociedade

Mayara Silva



Rever os diversos conceitos que se formam a partir da palavra “diferença” e mostrar como o termo vem sendo cada vez mais usado em movimentos sociais e culturais, meios de comunicação e governos são os objetivos da 16ª Semana de História da Univille, batizada SOBre a diferença, que iniciou nesta segunda-feira (31) e vai até o dia 4 de setembro, com atividades no anfiteatro 2 do Campus, no Bom Retiro. A semana é uma promoção do departamento de História da universidade – com apoio da Diversidade Joinville, Fundação Cultural (FCJ) e Prefeitura Municipal de Joinville – e propõe uma discussão sobre a visão da sociedade relacionada às diferenças e sobre como a população convive com elas no cotidiano.

A Semana de História iniciou oficialmente com a palestra “Currículo, Cultura e Escola: Quando a diferença é transformada em distinção”, da doutora Geovana Mendonça Lunardi Mendes. Paralelamente às discussões no anfiteatro, acontece a exposição Direitos Seus + Direitos Meus = Direitos Humanos, idealizada pela equipe técnica da Fundação Cultural de Joinville (FCJ) e que já havia sido exposta na Semana da Diversidade Joinville. A programação oficial encerra-se na sexta-feira, com a exibição do filme Milk: a voz da igualdade e discussão a partir dos comentários de Borges de Garuva e Charles Narloch, da FCJ.

Como atividade complementar à semana, o Centro Acadêmico Livre de História Eunaldo Verdi (Calhev) promove o ciclo de debates e palestras Grupos sociais urbanos... Lutas, transformações e representações, sempre com início às 17h30. O evento trata de esclarecer os diferentes aspectos dos movimentos estudantis e refletir sobre as discussões políticas correntes na cidade, buscando estimular o pensamento crítico dos acadêmicos. As discussões propostas pelo Calhev também contribuem para informar a comunidade a respeito dos movimentos políticos e sociais e das lutas pela cidadania levadas adiante por diversos grupos de Joinville. No mesmo anfiteatro utilizado para as palestras promovidas pelo departamento, o ciclo realizado pelo centro acadêmico também promoveu a exibição de um curta-metragem e, de forma itinerante, apresenta a exposição História, luta e representação estudantil. Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade. Na sexta-feira, o Calhev promove a Festa da DiverCidade.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.