Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 16 de abril de 2024 - 03h04min   <<


chamadas

Matéria 8818, publicada em 01/09/2009.


:Carolinne Sagaz

Entrevista coletiva foi a primeira prova da seleção

Revi apresenta nova equipe de repórteres

Gleber Pieniz*



A Revi – Revista Eletrônica do curso de Comunicação Social do Bom Jesus/Ielusc – trabalha desde segunda-feira (31 de agosto) com um novo grupo de repórteres, selecionados a partir de duas semanas de provas, entrevistas e testes práticos. O edital de convocação lançado em 27 de julho anunciava vagas para três estagiários em função das bolsas disponíveis por desistência e rescisão de contrato dos repórteres anteriores, mas foram cinco os nomes a assumir a reportagem da revista: Emanoele Girardi, Eduardo R. Schmitz e Francine T. Ribeiro foram os primeiros candidatos convocados para suprir as vagas disponíveis e Mayara Silva foi incorporada à equipe em substituição ao repórter Marcus Vinícius Carvalheiro – que recentemente transferiu-se para o Núcleo de Estudos em Comunicação (Necom). Todos os novos bolsistas são alunos do segundo semestre de Jornalismo. A nova equipe completa-se com a repórter voluntária Ludimila Castro, estudante do quarto semestre. Jéssica Michels é a única remanescente do grupo de estagiários que deu início às atividades de 2009 na Revi.

O processo de seleção dos novos bolsistas recebeu inscrição de 12 candidatos que foram primeiro submetidos a uma prova eliminatória de conhecimentos da linguagem jornalística: a partir de uma entrevista coletiva com o ator, diretor teatral e professor Samuel Kühn realizada no estúdio de TV no dia 10 de agosto, os pretendentes à bolsa foram desafiados a redigir um texto em qualquer gênero, além de sugerir pautas, programar uma cobertura televisiva e adaptar um texto para a locução de rádio. Dois dias depois, os candidatos classificados na primeira etapa foram chamados para entrevistas individuais com os três coordenadores da Revi e, a partir dessa nova triagem, convocados para uma semana de testes práticos na redação da revista, cumprindo algumas das pautas que haviam proposto na prova escrita. A lista dos candidatos selecionados foi divulgada no dia 24 de agosto.

O novo grupo de repórteres estagiários da Revi confirma a tendência que vem se desenhando há alguns anos de admitir como bolsistas alunos cada vez mais jovens e com menos experiência acadêmica – um sintoma claro do perfil geral do estudante de Jornalismo do Ielusc que, à medida que vai avançando no curso, encontra emprego em horário integral dentro ou fora da área de comunicação.


*Gleber Pieniz é coordenador da Revi

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.