Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 06h04min   <<


chamadas

Matéria 8791, publicada em 26/08/2009.


Pesquisadores querem mapear rádios das metrópoles

Izani Mustafá *



O 7º Encontro Nacional de História da Mídia, organizado pela Rede Alcar (Associação Brasileira de Pesquisadores de História), nesta edição em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), reuniu aproximadamente 400 professores, pesquisadores e universitários de todo o país, de 19 a 21 de agosto, em Fortaleza (CE). O tema “Mídia Alternativa e Alternativas Midiáticas” norteou os debates dos oito Grupos de Trabalho (GTs): História das Mídias Visual e Audiovisual, História do Jornalismo, História da Comunicação Persuasiva Institucional, História da Mídia Digital, História da Mídia Sonora, História da Mídia Impressa, História da Mídia Alternativa e História da Midialogia. A abertura do congresso, na tarde de 19 de agosto, contou com as palestras de Cicilia Maria Krohling Peruzzo (Umesp), Catarina Farias de Oliveira (Uece) e Kátia Patrocínio (Unifor) sobre “História e Mídias alternativas na América Latina”, no Teatro Celina Queiroz. Um outro tema apresentado na sequência foi “Gestão de memória” por Valéria Guimarães (UVSQ/PUCSP) e Ana Paula Goulart Ribeiro (Memória Globo). O GT de História da Mídia Sonora decidiu mapear as rádios das metrópoles do Brasil. 

Boa parte das tardes e das manhãs foi dedicada à apresentação simultânea dos trabalhos nos GTs. Neste 7º encontro, o grupo de História da Mídia Sonora teve 45 trabalhos e, de acordo com um dos coordenadores, Luciano Klöckner, doutor em comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professor adjunto da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), todos apresentaram uma ótima qualidade de pesquisa de suas regiões e de diferentes áreas de conhecimento. Nair Prata, que também coordenou os trabalhos do grupo pela primeira vez ficou satisfeita com o resultado desta edição. Segundo a jornalista e doutora em Linguística Aplicada (UFMG) com pesquisa em rádio e mídias digitais, “é por meio dos grupos de pesquisas da Rede Alcar, Intercom e Compôs que os trabalhos têm sido levados para as salas de aulas e têm incentivado os alunos a participarem também desses encontros”.



Um dos principais objetivos do grupo de Rádio e Mídia Sonora é fazer pesquisa em conjunto. Uma das propostas da Rede Alcar em 2009 e 2010 é fazer um mapeamento das emissoras de rádio das regiões metropolitanas de todo o país, salienta Nair Prata que já realizou uma pesquisa similar em Belo Horizonte. Com os integrantes da rede será possível relacionar, por exemplo, as emissoras e os principais dados como nome dos atuais proprietários, programação, perfil do público, endereço e site. Ao final do levantamento, a ideia é publicar um livro com todo material pesquisado. Os artigos apresentados no encontro devem ser publicados numa edição de um e-book na Edipucrs, nos próximos dias.

Nos áudios abaixo Nair Prata detalha mais sobre o projeto de sobre as rádios das metrópoles do país e Luciano Klöckner faz um balanço do GT de História da Mídia Sonora de 2009.

Nair Prata

Luciano Klöckner


* Professora de Produção em Rádio do 4º e 6º período e coordenadora da Revi. Participou do GT de História da Mídia Sonora da Rede Alcar.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.