Na tentativa de frear o avanço da pandemia de gripe A que atinge principalmente o sul do Brasil, a Fundação Cultural de Joinville (FCJ) está recomendando o cancelamento de todos os seus eventos que prevejam aglomeração em ambientes fechados. A portaria 047/2009 foi assinada pelo diretor presidente da FCJ Silvestre Ferreira no dia 14 de agosto e encontra respaldo em nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e no decreto municipal 15.890, lançado no dia anterior. A nota foi redigida e tornada pública logo após reunião com produtores culturais e representantes da SMS, da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico, que decidiram consensualmente pela suspensão de todos os eventos públicos produzidos diretamente pela FCJ e por suas unidades.
O cancelamento por tempo indeterminado das atividades culturais previsto pela portaria suspende, assim, a realização das tradicionais sessões dos Ciclos de Cinema na Cidadela Cultural Antarctica, as apresentações dos Concertos Matinais e as pré-conferências municipais de cultura que já estavam agendadas para o mês de agosto. Eventos promovidos por terceiros em espaços públicos mantidos pela FCJ ou patrocinados pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura devem ter sua realização avaliada e decidida pelos respectivos responsáveis legais, embora a presidência da FCJ recomende que, em nome do bom senso, atividades previstas para ambientes fechados sejam adiadas ou transferidas para locais amplos e bem ventilados a fim de preservar a saúde dos espectadores.
A portaria não prevê o fechamento de museus e outros espaços de visitação pública, embora medida preventiva adotada pela FCJ oriente para que esses ambientes sejam mantidos arejados durante o horário de funcionamento e limitem o ingresso a grupos de apenas cinco pessoas por vez. Também não foram suspensas as aulas nas escolas de arte, música, teatro e dança da Casa da Cultura, que seguirão as normas e os procedimentos recomendados pela Secretaria Municipal de Educação.