Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 29 de março de 2024 - 07h03min   <<


chamadas

Matéria 8722, publicada em 03/08/2009.


Bom Jesus/Ielusc sedia Fórum de Comunicação



O curso de Comunicação Social do Bom Jesus/Ielusc recebe, nesta terça-feira (4 de agosto) a reunião de formação e instalação, em Joinville, do Fórum de Comunicação. O fórum é uma instância regional de acompanhamento, discussão e avaliação da ação da mídia na sociedade, com o objetivo de orientar as políticas de comunicação e as formas de ação da imprensa na perspectiva de uma visão democrática, educativa e efetivamente pública, coerente com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esse grupo de debates é formado por estudantes, professores, sindicalistas, líderes comunitários, pesquisadores da mídia, profissionais do ramo da comunicação, trabalhadores do campo e da cidade, membros da administração municipal, dos partidos políticos, dos movimentos sociais e ativistas dos direitos humanos de Joinville e de Jaraguá do Sul.

A reunião de formação do Fórum de Comunicação de Joinville e região é oportunidade para que novas entidades parceiras juntem-se ao Ielusc e ao Centro de Direitos Humanos de Joinville e de Jaraguá do Sul na preparação da etapa regional da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). Essa conferência deve ocorrer em vários estados do Brasil e vai propor políticas públicas para o setor de comunicações no país – assunto relevante para os cursos de Comunicação Social mas que, curiosamente, não tem contado com a presença de instituições acadêmicas nas suas discussões. Além disso, o fórum de Joinville deve atuar no diagnóstico da situação das mídias da região, avaliando o número de veículos e empresas, bem como as possibilidades de regulação e de democratização desses meios – seja através de fiscalização, seja através de campanhas de conscientização da população que, muitas vezes, é refém de uma visão equivocada sobre o mundo da imprensa, do marketing, da publicidade e da propaganda.

As reuniões que deram início à formação do Fórum de Comunicação de Joinville e região vêm acontecendo quinzenalmente desde o início de julho, promovidas e sediadas pelo Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Braz. O encontro de terça-feira, mais abrangente, sinaliza a abertura da discussão para um número maior de entidades comprometidas e, consequentemente, a ampliação de frentes e estratégias de ação social do fórum. A reunião acontece às 19 horas, no anfiteatro da unidade Centro do Bom Jesus/Ielusc, com entrada franca. Mais informações sobre o encontro podem ser obtidas através do e-mail imprensa@centrodireitoshumanos.org.br ou dos telefones 9128-5572 (com Emanuelle) e 9961-6426 (com Silvia).

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.