Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 11h04min   <<


chamadas

Matéria 8720, publicada em 31/07/2009.


:Carolinne Sagaz

Érika Rosendo dança Retrato do outro

Dança improvisa retratos na praça Nereu Ramos

Jéssica Michels



São três os movimentos que impulsionam Érika Rosendo: flutuar, cortar e pesar. Nada é coreografado e toda a encenação é feita com improvisação. Usando sapatos vermelhos, calça jeans e casaco de lã, a bailarina de cabelos escuros e curtos dançava livremente pela praça Nereu Ramos, interagindo com o público, na tarde de quinta-feira (30 de julho). Essas intervenções acontecerão também em outras quintas-feiras dos meses seguintes (27 de agosto, 17 de setembro, 22 de outubro e 19 de novembro), sempre na Praça Nereu Ramos, às 10, 12 e 17 horas.

O projeto Retrato do outro, com direção de Jussara Xavier, foi aprovado no Edital do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) da Fundação Cultural de Joinville. Essa interferência artística no espaço público tem como objetivo aproximar a dança das pessoas. “É explorar o espaço, descentralizar a dança do palco, levar para lugares inusitados e, com isso, conquistar mais pessoas para apreciar a dança e incentivar a participar”, explicou Érika, 23 anos, bailarina e professora de dança da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil e do grupo Fernando Lima.

Érika explica que esta performance de dança contemporânea teve base em outro projeto, Auto-retrato, mas explora uma finalidade diferente. “Antes eu mostrava a minha dança, agora eu quero fazer o retrato dos outros com a dança”, diz a artista, que recebeu o prêmio de melhor bailarina do Festival de Dança de 2008.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.