Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 06h04min   <<


chamadas

Matéria 8715, publicada em 29/07/2009.


:Divulgação

Clube de Cinema do Ielusc vai exibir Eraserhead, de David Lynch

Clube de Cinema e Cidadela Cultural retornam com os ciclos

Marcus Vinícius Carvalheiro



Após o período de férias e do Festival de Dança, o Clube de Cinema do Bom Jesus/Ielusc retorna às atividades com o tema Cinco filmes a gosto. Diferentemente dos últimos ciclos, para o mês de agosto foram escolhidas obras distintas e que não guardam relação comum com um único assunto, nem com um único país de origem. Nesse mês, a intenção é exibir filmes que marcaram a história do cinema em diferentes épocas. As apresentações acontecem no anfiteatro do Ielusc (unidade Centro), aos sábados, às 19 horas, com entrada franca.

Nesse sábado (1º de agosto), o clube inicia o ciclo com o filme Ensaio de um crime, dirigido pelo espanhol Luis Buñuel e lançado em 1954. A obra mescla suspense e humor negro, retratando a jornada pela mente de Archibaldo de La Cruz, um homem que se entrega à polícia dizendo ser um assassino serial. Já na próxima semana, dia 8, o ciclo avança para 1964 e discute o Deserto vermelho, do diretor italiano Michelangelo Antonioni. O filme conta a história da dona de casa Giuliana, que sofre com problemas psicológicos. Casada com Ugo, gerente de uma usina local, ela conhece o engenheiro Zeller, que mudará sua vida.

O ciclo continua no dia 15 de agosto com o filme Eraserhead, de 1977, uma das primeiras produções do norte-americano David Lynch. Em preto e branco, o diretor constroi um mundo estranho, onde o personagem Henry se vê atormentado pela necessidade constante de atenção ao seu filho recém-nascido, que na verdade é uma espécie de monstro. Já em Fanny e Alexander, filme de 1982 dirigido Ingmar Bergman, a viúva Emilie – atriz principal de uma companhia de teatro da Suécia – se casa com um bispo e passa a viver com seus dois filhos na casa do religioso, em um cotidiano bem diferente do que a família conhecia. O filme será apresentado no dia 22 de agosto. No dia 29, a obra que fecha o ciclo do mês é do diretor francês Gaspar Noé. Sozinho contra todos, de 1998, foca-se sobre um açougueiro violento, que tem ódio de estrangeiros, homossexuais e também guarda um desejo doentio por sua própria filha.

Latinoamérica

A Fundação Cultural de Joinville (FCJ) também explora novo ciclo de cinema nesse mês de agosto: Latinoamérica é o tema que costura as diferentes produções apresentadas gratuitamente na Cidadela Cultural Antarctica. Nove filmes de nove diferentes nacionalidades serão apresentados ao público com a proposta de destacar as riquezas geográficas, históricas, políticas e sociais da cinematografia latinoamericana.

Segundo Borges de Garuva, coordenador dos ciclos, o cinema latino parece mais “estrangeiro” do que o do resto do mundo, embora possua obras respeitadas e premiadas em festivais de todo o planeta. Antes, o público regional não tinha acesso a muitas dessas produções, mas atualmente novas possibilidades estão surgindo através das locadoras que têm se interessado em disponibilizar esse material, da ampliação do número de salas de cinema e até mesmo através da programação de ciclos como o da FCJ – alternativas que, apesar de revelarem a importância dessas obras, ainda não são suficientes para dar-lhes tratamento adequado, segundo Borges.

As exibições ocorrem sempre na Cidadela, nas sextas-feiras e sábados, às 19 horas, com entrada franca. Neste sábado (1° de agosto), o filme Hombre mirando al sudeste abre o ciclo. O filme fala sobre um homem misterioso chamado Rantes, que surge em um hospital psiquiátrico e afirma ser um extraterrestre em missão de estudar os humanos e seu comportamento. Já na sexta-feira seguinte (7 de agosto), Fresa y Chocolate conta a história de David, um jovem militante comunista que conhece um professor na universidade em que estuda. Em meio ao regime cubano, nasce uma amizade entre esses dois personagens que enfrentará todos os preconceitos da sociedade.

A programação completa do ciclo, que se estende até dia 28 de agosto, pode ser conferida logo abaixo:

1° de agosto: Hombre mirando al Sudeste, drama de Eliseo Subiela (Argentina, 1986);
7 de agosto: Fresa y chocolate, drama político de Tomás Gutiérrez e Juan Carlos Tabío (Cuba, 1993);
8 de agosto: Machuca, drama biográfico de Andrés Wood (Chile, 2004);
14 de agosto: El Rey, drama de José Antonio Dorado (Colômbia, 2004);
15 de agosto: Voces inocentes, drama político de Luis Mandoki (Porto Rico/México/EUA, 2004);
21 de agosto: Whisky, comédia de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll (Uruguai, 2004);
22 de agosto: Hamaca paraguaya, drama de Paz Encina (Paraguai, 2006);
28 de agosto: Qué tan lejos, drama de Tania Hermina (Equador, 2006);
29 de agosto: El búfalo de la noche, drama de Jorge Hernandez Aldana (México, 2006).

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.