Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 17h04min   <<


chamadas

Matéria 8634, publicada em 26/06/2009.


Ielusc firma convênio com ministério alemão



O Bom Jesus/Ielusc formalizou na manhã de sábado, dia 27 de junho, convênio com o Ministério das Escolas de Alemão no Exterior (Kultusministerkonferenz). Este acordo, firmado através do Departamento Central de Ensino no Exterior, filia o Bom Jesus/Ielusc a uma rede de 277 escolas em todo o mundo que oportunizam ao estudante de línguas o contato direto com a Alemanha. Em Santa Catarina, apenas duas escolas são beneficiadas neste programa: a segunda é a Dr. Blumenau, em Pomerode, também integrante da Rede Sinodal – que celebrou o vínculo com o ministério alemão na noite de 26 de junho, sexta-feira.

A criação da rede faz parte de um programa mundial lançado em fevereiro do ano passado pelo ministro das relações exteriores alemão, Frank Walter Steinmeier, chamado “Escolas: parceiras do futuro” (“Schulen: Partner der Zukunft”). O objetivo do programa é credenciar aproximadamente mil escolas ao redor do planeta até o final do próximo ano, instituições que podem fomentar o interesse dos jovens pela sociedade e pela cultura da Alemanha moderna.

Para Christianne Klinger, professora e coordenadora de língua alemã no Bom Jesus/Ielusc, os benefícios da adesão ao programa serão notados não tanto pela escola, mas principalmente pelos alunos. Formada educadora na Alemanha e com licenciatura plena em alemão no Brasil, Christianne tem percebido um aumento na procura pelas aulas desse idioma e acredita que o domínio do inglês ou do espanhol já se tornou básico. “Só uma língua não é mais suficiente para ter um diferencial”, explica. No Bom Jesus/Ielusc, há 17 anos são aplicados exames de proficiência em língua alemã e emitidos certificados nos níveis A1 (básico 1), A2 (básico 2), B1 (intermediário) e C1 (avançado). Para ingressar em uma faculdade alemã ou realizar intercâmbio, é preciso ter diploma da categoria C1.

O ingresso do Bom Jesus/Ielusc no programa “Schulen: Partner der Zukunft” teve como protocolo de formalização o descerramento de uma placa em homenagem à escola na Unidade Saguaçu III pelo cônsul da Alemanha Paul Karnatz, pelo coordenador do ensino de alemão para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina Henning Fülbier e pelo diretor geral do Bom Jesus/Ielusc, doutor Tito Lívio Lermen.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.