No dia 3 de junho, o Diretório Acadêmico Cruz e Sousa (Dacs), da Comunicação Social, convocou a primeira reunião para discutir as atividades e as datas da semana acadêmica de 2009. Foi decidido que o evento vai acontecer no período de 21 a 24 de outubro, mas a falta de interesse dos estudantes de Publicidade e Propaganda preocupa a Comissão Organizadora Independente da Semana Acadêmica (Coisa).
O grupo ainda não decidiu o slogan do evento, mas optou pelo tema “Publicidade X Jornalismo ou Publicidade + Jornalismo?”. As palestras terão como foco a relação entre esses dois cursos e os limites profissionais de cada atividade. Nomes como Renato Pompeu e Anilton Otávio, da revista Caros Amigos, e Silvio Caccia Bava, da revista Le Monde Diplomatique, estão pré-confirmados para a semana. O grupo também entrou em contato com a doutora Sylvia Moretzsohn, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e integrante da Associação Brasileira de Imprensa.
Na reunião do dia 24 de junho, a Coisa elaborou o projeto para seis oficinas: redação (literária e crônica), foto (câmera pinhole), roteiro de vídeo, charge, projeto gráfico (zine) e produção de jingle. A dificuldade do grupo se concentra em convidar profissionais e propor oficinas para os estudantes de Publicidade e Propaganda. Nessa reunião, foi cogitado mudar o tema da semana ou direcionar o evento somente para o curso de Jornalismo.
Apesar de a reunião de 3 de junho de 2009 ter contado com aproximadamente 20 estudantes para definir as diretrizes das atividades, apenas metade desse grupo continua frequentando as discussões. Os encontros acontecem semanalmente nas quartas-feiras, às 18 horas, na sala do diretório, e estão abertas aos estudantes do curso de Comunicação Social.
A Coisa foi criada em 2008 para organizar a semana acadêmica e, naquele ano, tinha nove integrantes. Clayton Felipe Silveira, integrante do Dacs e da Coisa, acredita que em 2008 o grupo era inexperiente e cometia erros como “escolher o mais barato” e “não envolver os alunos com antecedência”. Este ano, diz Felipe, o grupo não repetirá os mesmos erros, mas terá dificuldade para conseguir patrocínios.