Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 12h04min   <<


chamadas

Matéria 8587, publicada em 22/06/2009.


:Divulgação

Ações de conscientização vão até o dia 28 de junho

Semana da Diversidade inicia programação



A Semana da Diversidade Cultural abriu oficialmente em Joinville nesse domingo (21 de junho). É a primeira vez que a cidade promove o evento, que conta com ações culturais como palestras, exposições, mostras de vídeos e passeata a fim de estimular a conscientização para as diversas manifestações da sexualidade e do gênero. “Sexualidade e Religiões” é o tema da primeira palestra gratuita que ocorre nessa segunda-feira (22 de junho) no Teatro Juarez Machado, às 20 horas, e será apresentada pelo padre Alfredo Souza Dorea, de Salvador (BA).

O jesuíta Dorea é professor de Teologia e Comunicação Pastoral da Faculdade Arquidiocesana de Feira de Santana, coordenador do Projeto Adolescente Aprendiz e gerente da instituição beneficente Conceição Macedo. O padre também foi colonista da G Magazine entre 2001 e 2004. Mesmo afastado da paróquia Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Dorea defende sua vocação e o direito de usar a batina. Antes da palestra, o público poderá conferir uma exposição de cartazes e de reproduções em peças de PVC com o nome de Combate à homofobia – uma luta universal. As imagens são de campanhas do movimento LGBT mundial e demonstram o histórico de lutas do grupo.

Através da lei nº 6.430 aprovada pela Câmara dos Vereadores, a prefeitura decretou o dia 28 de junho como o Dia Municipal de Combate à Homofobia. A data foi escolhida em homenagem à Revolta de Stonewall, nos Estados Unidos, marco que representa a luta do movimento de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT) no mundo. Em Joinville, as ações são organizadas pela Fundação Cultural, pela Associação Arco-Íris e Grupo Vida.

De acordo com Muriel Szym, coordenador de produções da Associação Joinvilense de Teatro (Ajote), o espetáculo Borboletas de Sol de Asas Magoadas, de Evelyn Ligocki que abriu oficialmente a semana de conscientização no domingo, “se encaixou perfeitamente”, pois, além de seguir o tema da diversidade, encerrou as apresentações de teatro da mostra Cena 6. Na abertura da semana, o presidente do Grupo Vida Celso Monfort falou sobre a importância de quebrar os paradigmas e trabalhar em favor da vida. “Finalmente poderemos abrir as portas e expressar nossos direitos. Lutamos muito para conseguir esse espaço em Joinville”, ressaltou. “Esse é o primeiro ano de luta, vamos continuar lutando”, garantiu Marcelo Mendes, presidente da Associação Arco-Íris. O evento encerra no domingo (28 de junho) com uma passeata que começa no Centreventos Cau Hansen, passa pela avenida Beira-Rio e vai até o Mercado Público. De acordo com a programação, durante a semana ainda haverá mesas redondas, lançamento de livros e exibições de curtas-metragens no Teatro Juarez Machado.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.