Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 08h04min   <<


chamadas

Matéria 8505, publicada em 04/06/2009.


:Jéssica Michels

Brinquedos feitos com material reciclável

Colégio Adventista expõe trabalhos sobre preservação

Marcus Vinícius Carvalheiro



Cinco de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente e os alunos do Colégio Adventista do Bom Retiro, em Joinville - há quatro escolas da rede na cidade -, estão com trabalhos teóricos e pesquisas de campos em exposição no shopping Cidade das Flores. A mostra acontece até hoje (4 de junho), e faz parte do projeto 5R's, Educação+Verde, de preservação ambiental.

O projeto Educação+Verde consiste em cinco objetivos: Reciclar, Reutilizar, Reduzir, Relacionar e Reflorestar. Através de panfletos, palestras e do cultivo de árvores e plantas ornamentais, o evento incentiva, desde 2008, o desenvolvimento de ações de preservação. De acordo com Ivete Araújo, coordenadora pedagógica da unidade Bom Retiro, a intenção dos trabalhos é conscientizar os alunos que é possível “brincar reciclando” e viver “evitando o consumismo”. Brinquedos produzidos por pais e alunos, a partir de materiais recicláveis, são o destaque da exposição. Segundo ela, o projeto ainda se estende aos cuidados com o corpo humano, como a boa alimentação.

A estudante Elisa Cristina do Amaral, 13 anos, da 8ª série do Colégio Adventista do Bom Retiro, apresentou um estudo sobre os 150 anos de contribuição de Charles Darwin para a teoria da evolução. O abrigo animal também serviu de tema. Emanuelli Ferreira, 10 anos, da 6ª série, explicou com estatísticas como os joinvilenses cuidam de seus animais e divulgou fotos de cachorros que estão em processo de adoção no abrigo. Outro trabalho sobre as histórias e formas de escrita foi elaborado por alunos do 2º ano do ensino fundamental. A orientadora Clelia Bonízio Fetsch explica que algumas crianças “já nasceram na frente de computadores” e, por isso, é importante resgatar os dados sobre o desenvolvimento da escrita.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.