Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 28 de março de 2024 - 19h03min   <<


chamadas

Matéria 8462, publicada em 25/05/2009.


:Divulgação/Imprensa Governo SC

Governador é acusado de abuso de poder e propaganda irregular

Julgamento de LHS será quinta-feira



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza na quinta-feira (28 de maio) o julgamento do governador de Santa Catarina Luiz Henrique da Silveira (PMDB) que, junto com seu vice, Leonel Pavan (PSDB), está sendo acusado de abuso de poder econômico e suposta propaganda política irregular nas eleições de 2006. As ações estão sendo movidas pela coligação Salve Santa Catarina, do Partido Progressista (PP), do candidato Esperidião Amin.

A partir da votação dos ministros do tribunal, LHS e Pavan podem ter o diploma cassado e perder o mandato, enquanto outro processo pode conduzir à inelegibilidade do governador. O julgamento da ação estava agendado para terça-feira (26 de maio), mas foi adiado em função de uma decisão que partiu do gabinete do relator, ministro Félix Fischer. Luiz Henrique garante que os processos têm motivações políticas e sua defesa já enviou onze recursos ao TSE, mas todos foram rejeitados. O julgamento será transmitido ao vivo para Joinville pela TV Brasil Esperança, canal 11, a partir das 19 horas.

Em entrevista concedida à RIC Record na manhã de segunda-feira (25 de maio), o governador disse estar tranquilo, pois acredita ter dado um exemplo para o país ao renunciar ao cargo para concorrer às eleições. Luiz Henrique tem motivos de sobra para se preocupar: Cássio Cunha Lima (PSDB), ex-governador da Paraíba, e Jacson Lago (PDT), do Maranhão, perderam recentemente seus mandatos em ações judiciais semelhantes.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.