Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 29 de março de 2024 - 10h03min   <<


chamadas

Matéria 8454, publicada em 22/05/2009.


:Divulgação RIC/Record

Mônica de Souza, diretora da Abracopel, e a repórter Talita Rosa

Jornalista formada no Ielusc recebe menção honrosa

Marcus Vinícius Carvalheiro



Com a reportagem "Padronização de tomadas - Segurança nas instalações elétricas", a jornalista Talita Rosa, formada no Bom Jesus/Ielusc, recebeu menção honrosa no 3º Prêmio de Jornalismo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). O evento de premiação ocorreu na quarta-feira (20 de maio), em São Paulo. A repórter participou do concurso na categoria TV pela RIC Record de Joinville e concorreu com a produção de jornalistas de outras emissoras como Globo, SBT e RBS.

A reportagem que foi exibida no Jornal do Meio Dia fala sobre o novo sistema de padronização de plugues e tomadas de eletricidade que passará a ser utilizado em 2010. A mudança no sistema de conexão visa a diminuir riscos, desperdícios, choques e sobrecargas nas instalações elétricas. Foram entrevistados engenheiros e técnicos da área para explicar como ocorrerá essa modificação. Talita completou a reportagem com uma enquete para verificar se a população já tinha conhecimento das novas normas.

Para a repórter, o fato mais importante dessa conquista é que o vídeo não foi preparado especialmente para concorrer ao prêmio da Abracopel, mas foi produzido na “correira do dia-a-dia”. O câmera Francisco Natal e a editora-chefe Adriana Fermiano são os outros dois integrantes da equipe da RIC Record que produziu o material e que também receberam menção honrosa no concurso.

O primeiro prêmio da categoria TV foi para a matéria "Energia: Cuidados", de Celito Esteves e Mariana Parisi de Oliveira Machado, do Jornal do SBT de São Paulo. Os outros finalistas nesta categoria foram Fernando de Freitas Moreira (da Empresa Paulista de Televisão/Globo) com "Cerol: riscos e impactos na rede de transmissão", Rafael Belincanta (do Jornal do Almoço da RBS/Globo) com "Os gatos" e Wendell Rodrigues da Silva (da TV Correio/Record Paraíba) com a reportagem "Irresponsabilidade mata! Descuido também".

A Abracopel realiza a premiação desde 2006. A terceira edição do concurso teve 60 inscritos, divididos em sete categorias: jornal impresso, revista, rádio, TV, jornal empresarial, mídia digital e artigo técnico. O prêmio é uma iniciativa da associação para incentivar os trabalhos jornalísticos e científicos que envolvem temas importantes em relação aos cuidados e aos perigos da eletricidade.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.