Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 28 de março de 2024 - 20h03min   <<


chamadas

Matéria 8342, publicada em 13/05/2009.


Estudantes escolhem delegado para o Congresso da UNE

Marcus Vinícius Carvalheiro


Dia 26, os acadêmicos da faculdade Bom Jesus/Ielusc escolherão seu delegado para o 51º Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (Conune). A eleição está sendo organizada por um grupo de 10 estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Nutrição e Educação Física.

O congresso será em Brasília, de 17 a 20 de julho. Segundo o regimento da UNE, a cada mil estudantes de uma instituição um delegado pode ser eleito, para atuar como representante da faculdade. Já que o número de estudantes do Ielusc não chega a mil, apenas um acadêmico irá para Brasília.

O interessado em se candidatar para cargo deverá formar uma chapa com cinco acadêmicos, e enviar os nomes e propostas para um integrante da comissão eleitoral. As eleições podem ser organizadas por uma comissão, como é o caso do Bom Jesus/Ielusc, ou por entidades representativas como diretórios acadêmicos ou diretórios centrais de universidades. Segundo um dos integrantes da comissão eleitoral, João Diego Leite, do 1º semestre do Jornalismo, as inscrições vão de 13 a 15 de maio. As campanhas serão feitas nos dias 20, 21 e 22. Os candidatos poderão passar nas salas de aula para apresentar suas propostas e produzir panfletos e cartazes, de acordo com as normas estipuladas pela UNE.

A UNE foi fundada em 1937 e já participou de acontecimentos políticos, sociais e culturais. O envolvimento da entidade ocorreu em campanhas como o regime militar, as Diretas Já e o impeachment do presidente Collor. A entidade tem sede em São Paulo e sub-sedes em Rio de Janeiro e Goiás.

De acordo com Eduardo Schmitz, estudante do 1º período de Jornalismo e também integrante da comissão, o principal objetivo da eleição é conscientizar os alunos da existência da UNE e das suas funções na sociedade. Dessa maneira o grupo cria momentos para debate e gera um senso político nos estudantes. O congresso reúne participantes de todo o país e visa discursões sobre a participação popular em instâncias deliberativas. A entidade também defende temas e propostas como o acesso ao ensino de qualidade e gratuito com financiamento publico.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.