Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 19h04min   <<


chamadas

Matéria 8336, publicada em 12/05/2009.


Saúde do enfermeiro é tema da Semana da Enfermagem

Marcio da Rocha



A 12ª Semana da Enfermagem, que ocorre nos dias 13 e 14 de maio no anfiteatro da unidade central do Bom Jesus/Ielusc, terá como tema “Enfermagem vale a vida”. Neste ano, o encontro contará com a presença de renomados profissionais como Gelson Luiz de Albuquerque, doutor em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e também Felipa Rafaela Amadigi, secretária do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC). “São representantes renomados da categoria e não tivemos nenhum gasto para trazê-los ao evento”, ressaltou Beatriz Schumacher, coordenadora do curso de Enfermagem do Ielusc.

A Semana da Enfermagem é comemorada no Brasil desde 1960 e teve como intenção homenagear a inglesa Florence Nightingale (1820-1910), nascida no dia 12 de maio. Florence elaborou a primeira teoria de enfermagem em 1864. Também nessa semana é homenageada a enfermeira brasileira Ana Justina Ferreira Nery (1814-1880), que nasceu em Cachoeira (BA) e ficou conhecida por acompanhar os filhos e o irmão na Guerra do Paraguai, em 1864. Dentro do clima de conscientização e de homenagens, o Centro Hospitalar Unimed também promove a 6ª Semana da Enfermagem, que se realiza entre os dias 11 e 15 de maio.

Beatriz Schumacher entende que o momento é adequado para solucionar problemas enfrentados pela categoria, como a longa jornada de trabalho de até 24 horas. “Cuidamos da vida e isso é muito estressante”, disse. A enfermeira explica que uma nova política trabalhista resolveria essa importante questão. “Estamos negociando a diminuição da carga horária para apenas 30 horas semanais”, informou, embora admita dificuldades em tirar do papel essa reivindicação. “Muitos políticos são médicos e proprietários de hospitais, portanto não desejam essa mudança", lembra.

Para o dia 13 de maio estão previstas as palestras com a fisioterapeuta Osmarina Borgmanm, do hospital Dona Helena, que abordará o tema “Importância da ginástica laboral – ação ergonômica”, e também “Importância do lazer, atividade física e recreação para o profissional de enfermagem”, com o educador físico Luiz Henrique Rodrigues. As inscrições para a Semana da Enfermagem do Bom Jesus/Ielusc são gratuitas e poderão ser feitas no dia 13 de maio, no anfiteatro da instituição.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.