Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 23 de abril de 2024 - 23h04min   <<


chamadas

Matéria 8329, publicada em 11/05/2009.


:Marcus Vinícius Carvalheiro

Pedro Vermelho relembra seu ingresso no mundo humano

Hagënbeck Ltda. reflete sobre a razão

Jéssica Michels



Adaptada por Daniel Olivetto do conto “Informação para uma academia”, de Franz Kafka, o monólogo Hagënbeck Ltda. é interpretado por Marcelo Souza, da Cia Experimentus Teatrais, de Itajaí. A peça foi apresentada no Galpão da Ajote na noite de 8 de maio, dentro da programação do Fecate. Nesse espetáculo que estrou em julho de 2005, o público é um visitante das instalações da empresa Hagënbeck Ltda., curioso para compreender as explicações do conferencista Pedro Vermelho, que já foi um macaco selvagem.

Vermelho foi capturado nas selvas da Costa do Ouro, levou dois tiros e, ao ser gradativamente transformado em humano, recorda como foi abandonando sua natureza irracional. “A questão da identidade... O caminho mais fácil seria observar e imitar os humanos”, explica Pedro Vermelho, detalhando as etapas do seu ingresso no mundo racional, adquirindo as virtudes dos homens.

Orientado e vigiado por uma câmera no teto do laboratório, Pedro tenta dominar falas e argumentos que são decorados pelo seu cérebro de símio. Toda vez que ele se perde, divaga ou questiona além do permitido, uma campainha toca. Às vezes seu comportamento desvia e faz com que relembre sua vida de macaco, mas retorna ao estado humano quando escuta o som do alarme. Ele mesmo faz a análise da sua liberdade, evocando Descartes para declarar que o animal jamais será um homem completo, pois é destituído de alma - mesmo que aprenda a fumar um cigarro.

Veja as fotos na galeria da Revi

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.