Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 23 de abril de 2024 - 05h04min   <<


chamadas

Matéria 8304, publicada em 07/05/2009.


: Jéssica Michels

Rafael Ziggy questiona a platéia no primeiro dia do Eppa

Eppa começa com palestras sobre a internet e a propaganda

Jéssica Michels



O primeiro dia do Eppa (Encontro de Publicidade e Propaganda Acadêmico do Bom Jesus/Ielusc) atingiu a meta de público: mais de 300 pessoas estiveram no auditório da Univille para acompanhar a noite de palestras. Estudantes e profissionais da comunicação prestigiaram o evento, organizado pelos alunos do 7º período de Publicidade e Propaganda.

Programada para às 19 horas, a primeira palestra começou com 45 minutos de atraso. O publicitário Rafael Ziggy, que trabalha na área de planejamento da Talk Interactive, falou sobre o crescimento da propaganda na internet – tema central das palestras – mostrando vídeos de propagandas lançadas no campo digital e que influenciaram positivamente nas vendas dos produtos. Além de explicar alguns tipos de vídeos, Rafael contou suas experiências profissionais, como no caso da campanha "Pra cima Figueira" que chamou atenção de muitos torcedores e até da própria federação. A apresentação terminou assim: “Espero que vocês tenham gostado, mas, vocês vão ficar só olhando?”, questionou Ziggy ao público. “A internet está ali, vocês só precisam saber como utiliza-lá”, disse por último.

Renata D'avila, diretora de planejamento da Giovanni Draff, também focou a palestra na propaganda e na internet, destacando as experiências da mudança. Ela afirmou que “a única certeza é a mudança”, explicando os fatores de criação da publicidade. “O homem sempre gostou de boas histórias. A propaganda é que demorou para descobrir isso”, sintetizou. Renata acrescentou que o modelo de criação de publicidade mudou. “Não trabalhamos como uma linha de montagem, em que cada um faz a sua parte; o nosso modo de trabalho é outro, estamos todos juntos com a ideia”.

Marcelo Castelo, diretor de Mobile F.biz, fez uma análise de gastos com a propaganda, comparando o consumo da mídia com as vendas. Para Flávia Caroline, 20 anos, aluna do 3º período, o aproveitamento deste evento é geral. “Não só para quem assiste às palestras, mas principalmente para quem organiza. O planejamento de um evento é uma forma muito prática para testar os quatro anos de bagagem. Acho importante cuidar dos pequenos detalhes, porque eles acabam se mostrando essenciais na hora da organização”. A futura publicitária ressaltou a importância de trazer profissionais da área para apresentarem as suas experiências, porque agrega mais conhecimentos à formação acadêmica.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.