Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 11h04min   <<


chamadas

Matéria 8243, publicada em 28/04/2009.


: Reprodução/Bolshoi

A praça Nereu Ramos será palco para trechos de Dom Quixote

Joinville celebra o Dia Internacional da Dança



Em 29 de abril comemora-se o Dia Internacional da Dança. Joinville, sede do maior festival do mundo, marcará a data com uma série de atividades como apresentações, palestras, exposições e workshops gratuitos em diversos locais da cidade.

A Fundação Cultural de Joinville e a Escola de Ballet da Casa da Cultura promovem a 5ª Noite Cultural, que acontece nos dias 28 e 29 de abril, às 20 horas, no Teatro Juarez Machado. Além dos bailarinos da Casa da Cultura, outros dez grupos participam desse espetáculo: Crew da Oscip Chhai, Grupo Segue, Escola Municipal Profª Laura Andrade, Academia de Dança Corpo Livre, Grupo de Dança Escola Municipal Gov. Pedro Ivo Campos, Cia de Dança Masculina Jair Moraes, Grupo Karminarì, Ballet Infantil Elias Moreira, Grupo de Dança Fernando Lima, Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e Tribal Fusion Bellydance. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na Casa da Cultura.

A Associação de Dança de Joinville (ADJ) e a Associação Joinvilense de Dança de Salão (AJODS) organizam apresentações gratuitas na praça Nereu Ramos e no Museu Nacional de Imigração e Colonização. Na praça os espetáculos acontecem das 12 às 14 horas, com 15 coreografias de 11 grupos de dança confirmados. O Teatro Bolshoi fará duas cenas do segundo ato de Dom Quixote. Os outros grupos que participam da mostra são o Grupo SEGUE de Dança Inclusiva, o Estúdio de Dança Dois pra lá Dois pra cá, o Grupo Fernando Lima, a CR. Crew do projeto Casa do Hip Hop Arte Inclusiva, a Dança do Ventre, a Academia Andança, o Colégio Santo Antônio, a Dança de Rua da Academia Corpo Livre e o Grupo Rua Join Dance. Com exceção dos bailarinos do Colégio Santo Antônio, os mesmos grupos voltam a se apresentar no museu das 17 às 18 horas. No Museu Nacional de Imigração e Colonização, também com entrada franca, o público poderá ainda visitar a exposição A alma de Dom Quixote, da Escola do Teatro Bolshoi.

Parte da programação do Dia Internacional da Dança também acontece na Casa da Cultura. No auditório, das 10 às 12 horas, haverá as palestras “A busca da formação em Dança”, com Gracinha Araújo, e “Importância das Associações de Dança”, ministrada por Alexandre Melo. À tarde, o espaço é tomado por seis oficinas de dança gratuitas:

- Dança Criativa, com Darling Quadros, das 14 às 15 horas
- Dança Indiana, com Sabrina Lermen, das 14 às 15 horas
- Dança de Rua, com Eliseo Lemos, das 15 às 16 horas
- Tango, com Maycon Santos e Francine Borges, das 15 às 16 horas
- Jazz, com Fernando Lima, das 16 às 17 horas
- Samba de Salão, com Fabio Simões, das 16 às 17 horas

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.