O Uso da Tecnologia no Desenvolvimento Social é o tema do Concurso
Universitário de Jornalismo CNN 2009. As inscrições, que encerram dia 29 de
junho, são gratuitas e limitam-se a estudantes de Jornalismo regularmente
matriculados em instituições de ensino superior, reconhecidas pelo MEC
(Ministério da Educação e Cultura). Para participar, o acadêmico deve produzir,
individualmente e sob supervisão de um professor vinculado à faculdade ou
universidade onde estuda, um vídeo com tempo máximo de dois minutos. Os três
primeiros colocados receberão troféu e terão as matérias publicadas no site do concurso.
O autor do vídeo vencedor terá a produção exibida na emissora e ganhará uma
viagem de três dias a Atlanta, Estados Unidos, para conhecer os estúdios da CNN
Internacional. O resultado do concurso será divulgado dia 28 de julho e a
premiação ocorrerá em agosto.
Após preencher a ficha de inscrição
disponível no site do concurso, o candidato deve publicar a matéria no Youtube,
preferencialmente nos formatos HDV, HD, Beta e VHS/SVHS, e enviar o link
juntamente com os dados técnicos, também no endereço eletrônico. É possível
concorrer com mais de uma produção, desde que cada vídeo possua sua própria
ficha técnica.
As matérias passarão pela equipe de triagem, composta por
cinco profissionais da área televisiva, que selecionará 10 participantes. Então,
a equipe julgadora, formada por Heródoto Barbeiro, Lúcia Araújo e Marcelo Tas,
definirá os três primeiros colocados entre os finalistas. Serão atribuídas notas
de zero a cinco para cada um dos critérios de avaliação: adequação ao tema
proposto e aos objetivos do briefing, conceito, passagem (performance
do candidato no vídeo), off (narração e dicção), sonora (roteiro e conteúdo),
criatividade e originalidade.