Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 16 de abril de 2024 - 05h04min   <<


chamadas

Matéria 8143, publicada em 03/04/2009.


:Divulgação

Com duas datas, Malasartes, de Joinville, fecha o mês

Ajote intensifica programação teatral em abril



Passado o período de férias e de reestruturação administrativa na cidade, abril é o mês de retomada das atividades para uma série setores culturais em Joinville. Como vinha acontecendo nos anos anteriores, a Associação Joinvilense de Teatro (Ajote) se preocupou em rechear o mês com uma extensa programação de espetáculos. O roteiro permite que, por um lado, os grupos locais cumpram temporadas de amadurecimento do próprio trabalho e, por outro, que o Galpão da Ajote permaneça constantemente aberto e ativo em sua função de formar público de todas as idades para o teatro. Neste mês, os sete espetáculos programados levarão ao palco da Cidadela Cultural Antarctica grupos de Joinville, de Curitiba, de Itajaí, de Florianópolis e do Rio de Janeiro. Dessas, três peças integram projetos de circulação teatral patrocinadas pelo Sesc e serão oferecidas ao público com entrada franca.

A programação do mês iniciou no dia 2 de abril, quinta-feira, com A lição, montagem do grupo joinvilense La Trama Cia. Teatral para o texto de Eugéne Ionesco. As apresentações seguem até o dia 5 de abril, domingo, e movimentam o Galpão juntamente com a Faunos Cia. Teatral: a dupla de Joinville apresenta Pé de bicho à criançada na tarde do dia 4, sábado, e na manhã do dia 5 de abril.

O primeiro dos espetáculos gratuitos do mês acontece no dia 11 de abril, sábado. Oferecida pelo projeto EnCena Catarina do Sesc, a peça Mi Muñequita trará a Joinville o Grupo Ponte Cultural Escritório de Produção, de Florianópolis, para apresentação única. Na semana seguinte, entre os dias 17 e 19 de abril, será a vez da Cia. Mútua, de Itajaí, apresentar a peça infantil A caixa.

Outro espetáculo gratuito acontece no feriado de Tiradentes quando novamente o Sesc – dessa vez com o projeto Palco Giratório – oferece a peça Inventário com o Grupo Doutores da Alegria, do Rio de Janeiro. No dia seguinte, 22 de abril, com o projeto Baú de Histórias, o curitibano Ruben Carvalho mostra seus Pequenos Teatros Espetáculos Incríveis ao público infantil, também com entrada franca. A programação de abril encerra-se com duas apresentações de Histórias de Malasartes – Um malandro de coração pela Cia. Rústico Teatral, de Joinville, nos dias 25 e 26 de abril.

Detalhes da programação como os contatos com os produtores, os horários, os preços dos ingressos e mais informações sobre a Ajote podem ser obtidas no site da associação, que em 2009 ganhou nova diagramação e poder de interatividade. Todas as peças acontecem no Galpão da Ajote, na Cidadela Cultural Antarctica (rua 15 de Novembro, 1383, bairro Glória, em Joinville).

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.