O clipe de “Hip hop
soul” , do grupo joinvilense V.O. (Versão Original), foi lançado no final de
fevereiro no YouTube. Produzido no Bom Jesus/Ielusc durante oficina ministrada
pela professora Lígia Mousquer Zuculoto no inverno de 2008, o vídeo foi
finalizado em cinco dias. “Foi tudo muito corrido”, disse Lucas Vieira da Silva,
acadêmico de Publicidade e Propaganda e integrante da V.O. “Em determinados
momentos fomos obrigados a fugir do roteiro e improvisar, mas nada que viesse a
comprometer o clipe”. Criado, produzido e editado por sete alunos de Comunicação
Social e dirigido por Leonardo Fernandes, o videoclipe recebeu nota 9,3 na
oficina.
A participação especial dos b-boys (dançarinos) do grupo Conexão
Break Style serviu para complementar a ideia central do vídeo, mostrando as
quatro vertentes do movimento Hip Hop: rap, breakdance, DJs e grafite. Esse
último elemento rendeu ao grupo problemas com direitos autorais, atrasando a
divulgação do clipe: os músicos fingem grafitar em um muro na rua Visconde de
Taunay, onde há um desenho de autoria do grafiteiro Onesto. “O trabalho dele é
reconhecido internacionalmente e ele não gostou da simulação de outra pessoa
fazendo o grafite”, contou Lucas. Segundo ele, a questão foi resolvida com um
acordo mediado entre amigos em comum.
“Como somos todos amadores, o
receio de arriscar alguma coisa é grande”, comentou Leonardo, aluno de Publicidade e Propaganda. Ele acredita que o
sucesso do clipe - que em quatro semanas foi visualizado 3.244 vezes e só
recebeu elogios por parte dos frequentadores do YouTube - deve-se ao esforço dos
alunos envolvidos no projeto: “o empenho e a dedicação do grupo foi enorme para
que o processo tenha sido concluído”. O diretor também ressaltou a presença de
um integrante da V.O na equipe o que, segundo ele, trouxe mais informações sobre
a cultura hip hop e a mensagem que o grupo gostaria de transmitir com o
vídeo.
“Hip hop soul” fará parte do segundo CD da V.O., com lançamento
previsto para 2009, e foi o primeiro vídeo musical dirigido por Leonardo. “Posso
dizer que das áreas de publicidade, esta é a que mais me chama atenção”,
comentou o acadêmico, já considerando a possibilidade de atuar como diretor
profissionalmente.