Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 21h04min   <<


chamadas

Matéria 8104, publicada em 31/03/2009.


:Divulgação

O vídeo "Hip hop soul" já foi visualizado mais de 3000 vezes

V.O. divulga clipe produzido no Ielusc

Carolinne Sagaz


O clipe de “Hip hop soul” , do grupo joinvilense V.O. (Versão Original), foi lançado no final de fevereiro no YouTube. Produzido no Bom Jesus/Ielusc durante oficina ministrada pela professora Lígia Mousquer Zuculoto no inverno de 2008, o vídeo foi finalizado em cinco dias. “Foi tudo muito corrido”, disse Lucas Vieira da Silva, acadêmico de Publicidade e Propaganda e integrante da V.O. “Em determinados momentos fomos obrigados a fugir do roteiro e improvisar, mas nada que viesse a comprometer o clipe”. Criado, produzido e editado por sete alunos de Comunicação Social e dirigido por Leonardo Fernandes, o videoclipe recebeu nota 9,3 na oficina.

A participação especial dos b-boys (dançarinos) do grupo Conexão Break Style serviu para complementar a ideia central do vídeo, mostrando as quatro vertentes do movimento Hip Hop: rap, breakdance, DJs e grafite. Esse último elemento rendeu ao grupo problemas com direitos autorais, atrasando a divulgação do clipe: os músicos fingem grafitar em um muro na rua Visconde de Taunay, onde há um desenho de autoria do grafiteiro Onesto. “O trabalho dele é reconhecido internacionalmente e ele não gostou da simulação de outra pessoa fazendo o grafite”, contou Lucas. Segundo ele, a questão foi resolvida com um acordo mediado entre amigos em comum.

“Como somos todos amadores, o receio de arriscar alguma coisa é grande”, comentou Leonardo, aluno de Publicidade e Propaganda. Ele acredita que o sucesso do clipe - que em quatro semanas foi visualizado 3.244 vezes e só recebeu elogios por parte dos frequentadores do YouTube - deve-se ao esforço dos alunos envolvidos no projeto: “o empenho e a dedicação do grupo foi enorme para que o processo tenha sido concluído”. O diretor também ressaltou a presença de um integrante da V.O na equipe o que, segundo ele, trouxe mais informações sobre a cultura hip hop e a mensagem que o grupo gostaria de transmitir com o vídeo.

“Hip hop soul” fará parte do segundo CD da V.O., com lançamento previsto para 2009, e foi o primeiro vídeo musical dirigido por Leonardo. “Posso dizer que das áreas de publicidade, esta é a que mais me chama atenção”, comentou o acadêmico, já considerando a possibilidade de atuar como diretor profissionalmente.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.