Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 12h04min   <<


chamadas

Matéria 8074, publicada em 27/03/2009.


:Divulgação

Ato quer mobilizar um bilhão de pessoas no mundo

Apague as luzes e participe da Hora do Planeta

Marcus Vinícius Carvalheiro*

 

No sábado, dia 28 de março, das 20h30 às 21h30, o ato proposto pela organização não-governamental suíça WWF (Fundo Mundial para a Natureza), pretende mobilizar um bilhão de pessoas em todo o mundo e sensibilizar para a importância da preservação ambiental. Aproximadamente 2.800 cidades em 74 países já aderiram à campanha oficialmente chamada de Earth Hour (Hora do Planeta).

Apagar as luzes por uma hora. Essa é a maneira de participar do projeto que combate o aquecimento global. É a primeira vez que o Brasil apoiará o evento, mas o número de municípios participantes cresce diariamente e já ultrapassa 79. A cidade do Rio de Janeiro foi a primeira a demonstrar apoio. Quatro municípios catarinenses também já se mobilizaram: Corupá, Florianópolis, Itajaí e Joinville.

Através do site http://www.earthhour.org, empresas, municípios, ou cidadãos comuns, podem fazer seus cadastros. Basta informar o nome, CPF e email (caso o indivíduo queria receber mais informações).

O primeiro ato aconteceu em 2007 na cidade de Sidney, Austrália. Contou com a participação de 2,2 milhões de moradores. Em 2008, 50 milhões de pessoas de 371 cidades em 61 países desligaram as luzes.

Em Joinville a prefeitura apagará as luzes da Casa da Cultura, Estação Ferroviária, Museu de Arte, Museu Nacional de Imigração e Colonização e da Casa Krüger. No Brasil, além das 79 cidades até agora cadastradas, times de futebol como o Flamengo e o São Paulo também já se comprometeram em incentivar o evento. Durante o jogo do time carioca no Engenhão, será transmitido um filme de conscientização sobre a Hora do Planeta. No Morumbi, o jogo entre São Paulo e Palmeiras contará com a exibição de mensagens no placar eletrônico incentivando o público a aderir ao movimento.

Além do combate às emissões de gases do efeito estufa, o projeto Hora do Planeta visa a uma conscientização dos governos para que em dezembro de 2009, durante a 15ª Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, seja assinado um acordo contra o aquecimento global.

 


* Acadêmico de Jornalismo do Bom Jesus/Ielusc

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.