Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sábado, 20 de abril de 2024 - 11h04min   <<


chamadas

Matéria 8060, publicada em 26/03/2009.


Livro-encruzilhada Dois em Um junta prosa e poesia

Gleber Pieniz



A prosa de Eduardo Bauman – reunida sob o título de “Amores Portáteis” – e as poesias “Sem Título” de Fernanda Leal são dois caminhos que se encontram no livro-encruzilhada chamado, sugestivamente, Dois em Um. A estréia literária dos dois autores aconteceu na noite de terça-feira, 24 de março, na Livraria Midas, em Joinville, quando o trabalho conjunto foi lançado com um coquetel. Dois em Um é editado com recursos públicos e foi um dos projetos contemplados com financiamento pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).

A colaboração entre Eduardo e Fernanda começou em 2007, através de performances. Um ano depois, já pensavam em juntar seus textos e publicar algo a quatro mãos, ainda que mantivessem linhas de trabalho diferentes e independentes entre si. “A Fernanda tem um registro mais lírico, mais conciso, talvez mais delicado, mais próximo da poesia”, diz Bauman. “Eu me filio mais a essa linhagem que começa lá no Fante, passa por gente feito Caio Fernando Abreu e Reinaldo Moraes e vai desembocar nessa nova geração advinda dos blogs”.

A brevidade e as dimensões compactas de Dois em Um lançam um olhar crítico ao cotidiano midiatizado enquanto voltam os ouvidos para o rock 'n' roll. Suas 72 páginas são análogas a uma forma e a um estilo de texto que a contemporaneidade consagra na internet. Apesar de um embate ainda longe de ser resolvido entre os aficcionados e os detratores dessa nova literatura, o argumento que Fernanda e Bauman têm para oferecer à discussão através do livro convida à reflexão.

“Creio que as editoras menores e o fenômeno dos blogs é um contraponto bem eficaz ao ímpeto mercantilista e mercadológico que tenta empurrar goela abaixo a felicidade instantânea da auto-ajuda e de um misticismo pré-fabricado”, explica Bauman, autor de uma prosa que conjuga “amores líquidos” e “vidas rarefeitas”. Nessa perspectiva, qualquer semelhança de temas e sobrenome com um certo sociólogo polonês não será mera coincidência: “Tanto o (Zygmunt) Bauman quanto o (Michel) Maffesoli são dois pensadores que me influenciaram bastante no sentido de encarar fenômenos como a liquefação das diversas estruturas afetivas e sociais e um projeto de reencantamento do mundo como dois pólos da condição pós-moderna”, explica o Bauman joinvilense.

A jornalista Melanie Peter (ex-repórter da Revi) e o artista plástico Luis Gustavo Meneghim também deixam suas marcas nesse livro-cruzamento: Melanie assina o prefácio de “Amores Portáteis” e Meneghim faz o mesmo por “Sem Título”, além de elaborar as ilustrações dos poemas e a própria capa do livro.

Assim como a Fernanda, vendedora da loja, Dois em Um pode ser encontrado na Livraria Midas ao preço de R$ 7,00. Textos dos dois autores também estão disponíveis na rede: Bauman assina o Barulhobacana e Fernanda publica regularmente em Metáforas na Cama Elástica.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.