Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 28 de março de 2024 - 17h03min   <<


chamadas

Matéria 8013, publicada em 20/03/2009.


Jornalista reage à censura do presidente do STF



O jornalista Leandro Fortes publicou no dia 19 de março, no site da revista CartaCapital, uma "Carta Aberta aos Jornalistas do Brasil" explicando em detalhes a atitude do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, que forçou a retirada do conteúdo do programa Comitê de Imprensa da página da internet e da grade de exibição da TV Câmara. Na semana anterior, o programa encabeçado por Paulo José Cunha havia reunido Fortes e o repórter de O Globo em Brasília, Jailton de Carvalho, para falarem sobre a Operação Satiagraha, a CPI das Escutas Telefônicas Ilegais, as ações contra o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz e sobre o suposto grampo telefônico que envolveria o presidente do STF e um senador do DEM de Goiás.

Na "Carta", Fortes explica que não foi difícil acessar as informações dos bastidores desse ato de censura: irritado com as informações que o programa levara a público, o ministro Mendes teria telefonado diretamente para o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB/SP), e pedido o bloqueio daquele conteúdo nas duas mídias da emissora. A presteza com que a solicitação de Mendes foi atendida levou Fortes a criticar, na "Carta", a "submissão inexplicável (...) do Poder Legislativo (...) às vontades do presidente do STF", especialmente porque ameaça o caráter de "serviço público e democrático ligado ao Parlamento brasileiro" que é a TV Câmara.

O texto de Fortes - que também é professor e escritor - encerra com um apelo às entidades de classe ligadas à comunicação, aos sindicatos e a outras instituições de defesa da democracia que assumam uma postura combativa e cobrem da Câmara dos Deputados e da TV Câmara uma "satisfação sobre esse inusitado ato de censura que fere os direitos de expressão de jornalistas e, tão grave quanto, de acesso a informação pública, por parte dos cidadãos".

No site da CartaCapital os comentários relacionados ao texto de Fortes alternam-se entre congratulações pela "Carta" e questionamentos ao papel do STF, insinuações sobre o retorno da ditadura e críticas à intromissão arbitrária dos poderes constituídos em áreas que não lhes dizem respeito. O programa Comitê de Imprensa vinha sendo reprisado pela TV Câmara até que fosse cortado da grade da emissora, mas ainda pode ser visto no YouTube.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.