Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 29 de março de 2024 - 10h03min   <<


chamadas

Matéria 8004, publicada em 17/03/2009.


Pesquisa analisa formas de controle no trabalho

Ariane Pereira


Partindo de sua experiência como representante comercial de medicamentos, Gustavo Elling, formando em Publicidade e Propaganda, fez um relato em sua monografia “Formas de controle e gestão dos representantes”. Baseando-se em Michael Foucault, observou mecanismos de poder e formas de controle na relação entre chefes e subordinados. A pesquisa rendeu para o aluno, orientado por Silnei Soares e avaliado por Márcia Amaral e Valdete Niehues, a nota 7,5.

Gustavo estudou os mecanismos de poder e chegou à conclusão de que tudo o que uma empresa proporciona ao empregado tem como objetivo um retorno para a instituição, o lucro. A teoria de Foucault ilustra bem isso com o chamado “soldado do renascimento”, que recebia tecnologia de alto custo como forma de controle do exército. Identificar como funciona esse controle era um dos objetivos do trabalho de conclusão de curso.

Para a professora Márcia, a ausência de documentos na monografia (atas de reuniões, por exemplo) foi uma falta importante na metodologia da pesquisa. Já segundo para Valdete, Gustavo destacou as relações entre os sujeitos e deixou de lado as novas formas de exploração no mundo do trabalho, um viés que a professora acredita ser mais adequado e melhor explicado por Karl Marx. De acordo com a banca faltou análise e discussão com autores escolhidos, apesar de eles serem “difíceis”.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.