Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 29 de março de 2024 - 03h03min   <<


chamadas

Matéria 7994, publicada em 13/03/2009.


Gratuitas, palestras falam sobre arte e produção cultural



Artistas, produtores e amantes da arte têm neste final de semana uma intensa agenda de formação com palestras e oficinas sobre a atuação profissional no setor cultural. Financiadas pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), essas atividades são gratuitas e tomarão as manhãs e as tardes dos interessados.

No sábado, 14 de março, na Cidadela Cultural Antarctica a artista plástica Letícia Cardoso orienta uma oficina teórica e prática seguida de bate-papo sobre montagem de propostas artísticas e ocupação de espaços arquitetônicos aliadas à apresentação da produção de artistas que interfiram no ambiente de exposição. O exemplo mais adequado para discutir os aspectos dessa interação é a exposição “Céu no Chão” montada pela própria Letícia em um dos galpões da Antarctica. Ao longo da atividade, os espaços externos da Cidadela Cultural poderão ser ocupados pelos participantes para discutir e conceber as montagens propostas como exercício. A oficina é uma promoção do Instituto Schwanke e acontece das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail instituto.schwanke@terra.com.br.

Já no domingo, dia 15 de março, a palestra é sobre elaboração e gestão de projetos culturais. O convidado para ministrá-la é o empresário e profissional multimídia Marcelo Miguel, diretor da Quixote Art & Eventos, empresa de consultoria e produção de eventos culturais. Miguel vem desde 2005 apresentando um curso de gestão cultural e formatação de projetos que já passou por seis estados brasileiros. Em sua palestra, vai tratar de aspectos técnicos como concepção, planejamento, orçamento, apresentação e captação de recursos para diferentes projetos, em sintonia com a crescente oferta de programas privados e estatais de apoio à cultura. A palestra acontece no auditório do Museu Arqueológico do Sambaqui (r. Dona Francisca, 600, no Saguaçu), das 9 às 18 horas e as inscrições – limitadas a 40 vagas – podem ser feitas no local, momentos antes do início da atividade.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.