Revi Bom Jesus/Ielusc

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Matéria 7858, publicada em 10/02/2009.


:Reprodução

Recorte do anúncio de Francine Bueno

Plágio será discutido na Aula Magna de PP

Carolinne Sagaz e Luiza Martin


A Aula Magna do curso de publicidade e propaganda contemplará um debate ético: “Direito autoral na publicidade: tudo se copia?”. A publicitária convidada Francine Bueno, ex-aluna do Bom Jesus/Ielusc, falará sobre o provável plágio baseado em uma campanha para doação de sangue, concorrente ao Prêmio Exit, no Eppa 2006 - encontro acadêmico de publicidade e propaganda organizado por ielusquianos. Juntamente com Fernanda Sponchiado, Francine conquistou o 2º lugar pelo anúncio. Marco Schettert, advogado do Ielusc, os professores de publicidade Antônio Pinto e Paola Stumpf discutirão o tema com Francine hoje, dia 10 de fevereiro, no anfiteatro, às 20 horas.

O anúncio em questão mostra letras, que representam tipos sanguíneos, ausentes em uma frase. Assim também se constitui o vídeo da Fórmula Comunicação, agência publicitária de Florianópolis. Constatadas as semelhanças, Francine comentou uma notícia do sítio Acontecendo Aqui, na qual a propaganda da agência foi divulgada. A ex-aluna e o professor Silnei Soares, que também deixou sua opinião na página, decidiram processar a Fórmula por plágio.

A ação indenizatória contra a agência publicitária ainda não teve início. Francine Bueno e Fernanda Sponchiado, juntamente com a instituição, pretendem fazer uma denúncia de plágio ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) antes de começarem o processo judiciário. Marco explicou que o Conar servirá como testemunha.

O advogado terá que estudar o caso para saber se o Ielusc foi lesado pelo plágio para então saber como a instituição tomará parte na ação judiciária: “Ainda não tenho certeza se o Bom Jesus vai figurar como autor no processo”. Marco acredita ter todo o material comprovando a autoria de Francine e Fernanda. Segundo ele, os trâmites terão início em 30 dias, aproximadamente.

Bianca Schmidt, gerente administrativo do Hemosc (Centro Hematologia e Hemoerapia de Santa Catarina), não sabe ao certo quem idealizou o informe publicitário, mas acredita que os responsáveis pertençam ao setor de captação de doadores e à agência de publicidade. Segundo a gerente, o centro “ganhou a propaganda no final do ano passado” e receber “cortesias” desse tipo é comum. Ao saber da existência da peça publicitária que conquistou 2º lugar no prêmio Exit em 2006, Bianca ficou surpresa. Será feita uma reunião para averiguar detalhes dessa situação. A princípio, ela acredita que o vídeo foi ao ar no final de 2008.

O diretor de criação da Fórmula Comunicação, José Raimundo Padilha, recebeu, da Secretaria de Estado da Saúde, o pedido de uma campanha que atraísse os doadores aos bancos de sangue. Foram poucas solicitações e dentre elas constavam: fácil execução, baixo custo e rapidez na elaboração. “Não houve direcionamento. Pediram um comercial de 30 segundos, que fosse um incentivo a doação. "Então, optamos por um caminho emocional”, relatou Padilha.

“Coincidência”. Esta palavra resume o porquê das semelhanças entre o trabalho das estudantes e o spot da agência, de acordo com Padilha. O diretor de criação explica que, além dele, “todos” — Gustavo Menyou, Marlon de Barros, Roberta Pereira Beck, Natália Góes e Carmen Zanotto — opinaram durante a formação da frase final. “Não tivemos contato com a peça [das alunas]. Se tivéssemos faríamos outro caminho. Está em jogo uma relação sólida entre a agência e seus clientes ”, alegou Padilha. Ele, caso estivesse na situação de Francine, se sentiria “lisonjeado ao invés de plagiado” por ser “capaz de chegar na mesma idéia” que uma agência de renome.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.