Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 28 de março de 2024 - 16h03min   <<


chamadas

Matéria 7803, publicada em 01/12/2008.


:Luiza Martin

A enfermeira Grasiela posa em sua sala na Secretaria Municipal de Saúde

Dia Mundial de Luta Contra a Aids tem campanha para idosos

Luiza Martin


O crescente número de idosos no Brasil é o motivo da campanha brasileira de 2008 para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), 1º de dezembro. “Sexo não tem idade. Proteção também não” é o tema do dia, que foi celebrado em ato solene na praça do Mercado Municipal de Joinville, às 10 horas. Os trabalhos de conscientização aconteceram também na Agência do INSS, no Terminal Vera Cruz e na portaria da Univille (Universidade de Joinville). Até 5 de dezembro, brindes serão distribuídos, junto com orientações sobre como prevenir o contágio do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), nos clubes de idosos e nas praças da cidade.

A vida sexual ativa na terceira idade é um fato que incita à necessidade de medidas preventivas voltadas para sujeitos com mais de 50 anos, conforme Grasiela Jensen, enfermeira responsável técnica do Programa DST/HIV/Aids do município de Joinville. Outra razão que justifica o direcionamento da campanha consiste no aumento do número de indivíduos dessa faixa etária, aliado à falta de instrução. “Os idosos não conhecem a camisinha como nós jovens conhecemos”, afirmou Grasiela. Ela já abordou pessoas da terceira idade sobre a prevenção do HIV e algumas desconversaram, alegando “tô fora disso” ou “isso não é comigo”. “Mas não adianta, se fez sexo sem preservativo tem que fazer o exame”, frisou. As consultas, que encaminham o paciente para o exame, podem ser agendadas junto à Secretaria Municipal de Saúde, que também oferece o tratamento completo da doença.

Os dados confirmam a tendência na qual é pautada a campanha de prevenção contra a Aids. O número de idosos em relação ao de crianças que vivem no Brasil quase dobrou de 1996 a 2000. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida do brasileiro também aumentou em 5 anos desde 1991, passando para 72,7 em 2008 e ainda se espera que em 2050 a média de vida do brasileiro seja igual a 81 anos.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.