Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 13h04min   <<


chamadas

Matéria 7798, publicada em 01/12/2008.


:Cartaz de divulgação

Curtas sobre Jardim Paraíso são lançados em mostra

Priscila Carvalho


Nesta segunda-feira (1º de dezembro), às 19h, o galpão da igreja São Domingos Sávio, na avenida Plutão, 155, no Jardim Paraíso, recebe a I Mostra de Vídeo do bairro. A exposição faz parte do projeto de Vídeo-Participação no Jardim Paraíso, aprovado no Edital de Apoio às Artes 2008, do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).

O projeto contou com seis oficinas, ministradas por Roberta Meyer, professora de telejornalismo do Ielusc, para 84 jovens e adolescentes na Unidade de Saúde da Família Jardim Paraíso II. Divididos em grupos, os participantes fizeram roteiros abordando o cotidiano vivenciado por eles no bairro, e depois produziram os curtas-metragens. Na edição, cinco alunos do Ielusc ajudaram, entre eles dois bolsistas do projeto: Gustavo Cidral e Pedro Leal.

Além do lançamento dos dez curtas metragens produzidos pela comunidade, o evento terá apresentações de grupos culturais do Jardim Paraíso. O projeto foi proposto por Juciano Lacerda, professor do Ielusc, e idealizado por Sueli Castanha, enfermeira, e Martha Artilheiro, médica.

Os curtas-produzidos:

Somente a verdade – Os adolescentes apresentam a opinião de moradores, do Conselho de Segurança (Conseg) e da polícia sobre questões da segurança no bairro (Documentário - Dur. 4min30s).

Conhecendo o Aeroporto – O curioso passatempo dos moradores do Jardim Paraíso: passar o fim de tarde na cabeceira da pista do aeroporto de Joinville, observando a saída dos aviões. A maioria deles nunca pôs os pés no saguão do aeroporto (Doc. - Dur. 2min10s).

Os dois lados da vida – O paralelo entre a vida de jovens de classe média e de classe pobre, que se encontram na disputa de um festival de música (Ficção - Dur. 6min26s).

A História do Areião – Os adolescentes e jovens contam a história do campo de futebol de areia do bairro (Doc. – Dur. 5min33s).

As conquistas do Paraíso – O vídeo resgata todas as melhorias que já foram conquistadas pelos moradores do bairro, que alavancaram, principalmente, a qualidade de vida dos jovens e adolescentes (Doc. – Dur. 5min24s).

O morro do Timbé – A extração mineral no morro do Timbé, no Jardim Paraíso, é uma atividade que põe em risco a qualidade de vida dos moradores e ameaça as nascentes de água do bairro. População quer transformar área em parque ambiental (Doc. – Dur. 3min45s).

Gravidez na Adolescência – Com depoimentos de mães-adolescentes, o vídeo apresenta os riscos o problema da gravidez na adolescência, no bairro, e os métodos anti-conceptivos (Doc. – Dur. 5min).

A Vila Cubatão – O fantasma da iminente ampliação do Aeroporto de Jonville é um dilema para os moradores da Vila Cubatão, que não podem melhorar suas moradias e sofrem com a falta de estrutura local (Doc. – Dur. 4min22s).

A história do bairro – O Jardim Paraíso tem muitos problemas, mas moradores antigos e novos constróem uma história cotidiana que evidencia a vontade de permanecer e lutar pelo seu lugar (Doc. - Dur. 4min46s).

A grande jogada – Entre o sonho e a realidade, adolescentes mostram a força de lutar por seus ideais em conjunto (Docu-ficção – Dur. 2min16s).

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.