Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 06h04min   <<


chamadas

Matéria 7766, publicada em 26/11/2008.


:Carolinne Sagaz

Sara e a família durante a festa, que teve até palhaço

Aniversário é comemorado em abrigo

Carolinne Sagaz


Sara Giovana Machado completou 8 anos, ontem, dia 25. Ela passou o aniversário na Escola Estadual Antônio Alpaídes Cardoso, onde a família se abrigou depois de ter a casa alagada. Porém, Sara ganhou o que queria: uma festa e um par de patins. A mãe da menina, Madalena Fenerich, contou que, apesar de perder tudo o que estava em casa, ficou feliz por sua filha poder comemorar o aniversário. Além de Madalena, Géssio José Machado e Jean Milton Machado, pai e irmão de Sara, dividem cinco salas de aula com outros 88 desabrigados.

“Já chorei muito, mas agora estou conformada”, disse Madalena, contando que está na expectativa de voltar para casa, em Santa Mônica, no bairro Nova Brasília. Lá, ainda não é possível transitar pelas ruas, a não ser de barco. A mãe de Sara contou que não faltaram roupas e alimentos na escola onde está e definiu os voluntários como “pessoas maravilhosas”. Até mesmo os animais de estimação da família, os gatos Fred e Barney e o cachorro Mailon, receberam doações de ração. Mas depois de voltar à casa ela gostaria de ganhar roupas de cama e móveis novos, uma máquina de lavar roupa e produtos de limpeza.

O coordenador do abrigo é o coordenador da Secretaria Regional do Nova Brasília e pastor da igreja Celeiro Missionário, Gilberto Cândido, o Giba. Ele contou que sábado os moradores do bairro não acreditavam que a inundação das ruas fosse se agravar. Porém, na madrugada de domingo, a água atingiu 1,80 metro de altura e os residentes tiveram que deixar suas casas. A previsão é de que as pessoas possam retornar às moradias até sábado, dia 29. Segundo a assistente técnica pedagógica da escola onde os desabrigados estão, Silvia Regina Mathies, os exames, previstos para esta semana, somente acontecerão no início de dezembro.

Para organizar a festa de Sara, as assistentes sociais Rosana Aparecida Barbosa e Mônica Vollrath mobilizaram cerca de cinco voluntários. Eles conseguiram doações de bolo, balas, pirulitos e até mesmo de balões. Enquanto ajudava na decoração, Rosana fez um apelo para que a população ofereça mais ajuda aos atingidos pela enchente. “São dua mil pessoas desabrigadas. Ainda tem muito serviço”, disse ela.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.