Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 21h04min   <<


chamadas

Matéria 7653, publicada em 21/11/2008.


:Djulia Justen

Total de empréstimos em 2008 chega a 45.366

Professora do maternal é campeã em empréstimos na biblioteca

Ariane Pereira


A pessoa que mais retira itens da biblioteca Castro Alves, do Bom Jesus/Ielusc, não é um acadêmico ou catedrático, e sim uma professora do maternal. Cátia Reinicke Nau, que emprestou 390 itens da biblioteca do período de 1º de janeiro até 19 de novembro deste ano, é seguida pela recém-formada em Jornalismo Melanie Peter, com 277 empréstimos; pelo técnico do laboratório de TV Carlos Alberto Delagnolli, mas conhecido como Caio, com 201 itens retirados; pelo estudante da 4ª fase de Jornalismo Alexandre Borges, com 192 itens emprestados; e pelo aluno de Educação Física Márcio Ulisses Martins, com 168 empréstimos. O total de itens retirados no período pesquisado é de 45.366, nas unidades Centro e Saguaçu da biblioteca. Estes itens englobam livros, DVDs, monografias, teses, dissertações, fitas de vídeo e outros.

Para quem se espanta que a primeira colocada do ranking tenha pego 1,17 item ao dia, Cátia explica que nem tudo é para ela. A professora lê todos os dias histórias para seus alunos, e a maioria do que pega é literatura infantil. Isso acontece com todos os outros. Melanie diz que não leu todos os livros que retirou da biblioteca, e que o número de empréstimos aumentou em época de monografia. O que não estava disponível na biblioteca, a recém-formada comprava ou emprestava de seu orientador, Jacques Mick. Nunca solicitou a compra de alguma obra que precisava, pois “comprar os livros é burocrático”, afirma. Melanie conta que foi trabalhando com o que tinha à mão para a monografia.

Os documentos mais emprestados referem-se à área da saúde. O segundo periódico mais retirado, por exemplo, perdendo apenas para a revista Veja, é a revista Saúde, com 20 empréstimos. Da mesma forma, o livro mais retirado é um tijolo maciço de 1.014 páginas intitulado "Tratado de fisiologia médica", escrito por Arthur Guyton e Jonh Hall. O CD-ROM mais procurado chama-se "Atlas interativo de anatomia humana".

O que o estudante de Jornalismo Alexandre Borges mais retira não são livros, e sim DVDs. De acordo com ele, já emprestou quase todos os filmes da biblioteca, exceto os documentários. Quanto a ser o aluno de Jornalismo com o maior número de empréstimos, Alexandre diz que muitas vezes pega itens para aqueles que não têm carteirinha e para os amigos que estão com multas na biblioteca “e não têm grana para pagar”. Mas para que esses amigos não acumulem multas na carteirinha dele também, Alexandre não perde o controle: "Fico vigiando sempre".

Os DVDs mais emprestados são filmes, deixando os documentários para trás. "Chico Buarque Especial", que reúne três DVDs do cantor com várias parcerias, é o campeão, com 73 empréstimos ao longo do ano. Ele é seguido por "O show de Truman", de Peter Weir, e "O nome da rosa", dirigido por Jean-Jacques Annaud. O último colocado é "Pulp Fiction", do diretor Quentin Tarantino.

Carlos Delagnolli, o Caio, conta que a maioria dos itens que pega são livros, mas que poucos são para ele. Miriam Pedrotti, sua esposa, formada em Jornalismo pelo Ielusc, “come livros”, assim como Kaio, seu filho de 17 anos. Os livros que Caio empresta para si são técnicos, em geral sobre TV em Publicidade e Jornalismo.

Confira a lista dos itens mais retirados

Confira a lista das pessoas que mais emprestam itens da biblioteca

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.