O processo de escolha das disciplinas optativas de Jornalismo para o próximo semestre já está aberto. Os acadêmicos devem escolher uma das quatro opções (Psicanálise e Violência, Psicologia da Comunicação, Comunicação a Serviço da Comunidade ou História e Jornalismo) e a que tiver maior número de interessados será oferecida no primeiro semestre de 2009, aos sábados. Os alunos devem fazer a inscrição na coordenação do curso de Comunicação até 29 de novembro.
Na área psicológica há duas disciplinas: Psicanálise e Violência, com a professora Márcia Amaral , e Psicologia da Comunicação, ministrada pela professora Taís Dassoler. A primeira tem o objetivo de analisar a sociedade para entender os impulsos de destruição social, política e econômica na contemporaneidade. Taís Dassoler objetiva refletir sobre o “sujeito da comunicação” a partir de aspectos teóricos que envolvem a psicologia.
Comunicação a Serviço da Comunidade é a proposta da professora Marlise Groth. Ela visa desenvolver o senso de responsabilidade dos alunos que pretendem seguir a área de assessoria de imprensa. Faz parte do cronograma um projeto em que os acadêmicos teriam um cliente real, como uma ONG.
A última opção é a disciplina de História e Jornalismo, oferecida pela professora Valdete Niehues. O objetivo é uma análise com caráter investigativo da relação entre história e jornalismo, através de leituras, pesquisas e produção de texto.