Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 19h04min   <<


chamadas

Matéria 7342, publicada em 24/10/2008.


:Priscila Carvalho

Estudante mostra funcionamento de máquina em laboratório

Cefet abre as portas à comunidade

Priscila Carvalho


O Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet), unidade Joinville, promove a 1ª Semana Acadêmica de Ciência, Tecnologia e Saúde. De 20 a 24 de outubro, trabalhos dos alunos são expostos no período matutino, vespertino e noturno. Todos os laboratórios da unidade estão abertos à visitação. O Cefet, o melhor centro universitário do país de acordo com o ranking do MEC, agenda horários com as escolas e disponibiliza ônibus para transportar os alunos. As turmas envolvidas nas exposições são dos cursos técnicos de eletromecânica, enfermagem e mecânica industrial.

Cláudio Weber, coordenador de relações externas da instituição, conta que o objetivo da exposição é “abrir o Cefet para a comunidade conhecer”. O evento também conta com a exposição “Ossos para o ofício”, do museu do Sambaqui, convidado pelo centro educacional. Além disso, professores convidados dão palestras para alunos. Os temas abordados vão marketing pessoal até atividades técnicas nos hospitais.

Alunos do curso de enfermagem se revezam para apresentar o laboratório, explicando a montagem de bonecos, práticas na UTI, sala de obstetrícia e orientações rápidas sobre doenças sexualmente transmissíveis. No curso de eletroeletrônica, os estudantes prestam esclarecimentos sobre equipamentos muito utilizados nas indústrias, como transformadores, a parte de usinagem, materiais e automação. O curso de mecânica industrial expõe um painel coletor solar para demonstração, curiosidades sobre os fenômenos de acústica e componentes mecânicos usados na indústria automobilística.

A unidade local do Cefet atende cerca de 400 alunos em cursos presenciais e funciona nos três turnos. A sede é composta por salas de aula que comportam até 40 alunos. Possui laboratórios especializados para os cursos, laboratório de informática, biblioteca e auditório. Situa-se na rua Pavão, número 1337, no bairro Costa e Silva. O telefone para contato é (47) 3441-5600. As inscrições para os cursos vão até 3 de novembro, e podem ser feitas na página do Cefet na internet.

Uma boa idéia

Um dos projetos apresentados na Semana Acadêmica do Cefet é o painel coletor solar, com base nas informações da organização não governamental (ONG) Sociedade do Sol. Desenvolvido pelos professores Ary Victorino e Sérgio Rocha, dos cursos de Mecânica Industrial e Eletroeletrônica, o painel composto de placa de PVC, canos e caixa de plástico grande (semelhante a uma caixa d'água). Márcio Roberto Nunes, técnico de laboratório, conta que a idéia da demonstração é conseguir parceria com alguma empresa, patentear o invento e torná-lo disponível para a população.

Segundo a ONG, apoiadora de projetos em prol do Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC), o aquecedor destina-se a substituir parcialmente a energia elétrica consumida pelas famílias usuárias de chuveiro elétrico, por exemplo, em casas e apartamentos. O funcionamento é simples. A placa de PVC, com furos nas extremidades, é acoplada à caixa com cola impermeabilizante e aos canos. Mas a placa precisa ficar um tempo no sol, para se dilatar. A água que possui alta densidade (gelada) vai para o cano de baixo da placa. Quando a água é de baixa densidade (quente), sobe. Por fim, o painel recebe uma tinta preta para não se dilatar mais e impedir vazamentos. Depois de alguns testes, já está pronto para uso.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.