Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 07h04min   <<


chamadas

Matéria 7332, publicada em 22/10/2008.


:Reprodução

O cartaz da semana "com a cara dos alunos"

Semana Acadêmica de Comunicação Social começa hoje

Ariane Pereira


A Semana Acadêmica de Comunicação Social começa hoje à noite (22 de outubro), às 19h, no anfiteatro, e a palestra de abertura será com o professor Rogério Christofoletti, da Univali, sobre redemocratização e comunicação. A maioria dos professores que dão aulas nos três dias de evento irão liberar seus alunos. E para quem pensa que por não contar com oficinas a Semana Acadêmica 2008 não validará horas que podem ser acrescentadas às atividades complementares, obrigatórias para quem pertence à grade de 2002, se engana: a coordenação de Comunicação Social emitirá um certificado de 12 horas para aqueles que comparecerem todos os dias. A Semana Acadêmica irá até sexta-feira, dia 24.

Dos 19 professores que dão aulas para Jornalismo e Publicidade na quarta, quinta e sexta-feira, 13 irão liberar para a Semana Acadêmica. As exceções são Antônio Pinto, que dará aula normal para Publicidade hoje à noite — os alunos de sexta-feira estão liberados — e Marília Maciel, que leciona Redação II para Jornalismo. Marília dará opção para que seus alunos assistam ao evento sem ganhar falta, mas perderão conteúdo. Até o fechamento desta matéria, a Revi não havia conseguido entrar em contato com os professores Adilson Gomes de Oliveira, Paola Cristhina Stumpf, Taís Rodrigues Dassoler, e Sônia Regina de Oliveira Santos.

O necessário para validar uma oficina ou seminário, de acordo com a secretaria de ensino superior do Ielusc, é ter um certificado que comprove a participação do aluno — no caso da Semana Acadêmica, a coordenação de Comunicação Social emitirá o documento na semana seguinte — e um relatório que fale sobre o que o estudante viu no evento. Entretanto, os certificados e os relatórios só podem ser entregues à secretaria quando totalizam 60 horas e apenas no início de cada semestre, segundo as normas do Ielusc de validação de oficinas e seminários.

A Coisa levou em conta o pensamento dos alunos em relação a uma Semana Acadêmica só de palestras e sugeriu aos professores convidados que as leituras sejam diferentes. A proposta é fugir do que seria tradicional neste caso e, de acordo com Ana Carolina, o tema “construa sua identidade” foi escolhido para que os alunos vejam com o que se identificam nos aspectos abordados pelas leituras e que isso sirva para “contribuir com suas aptidões e gostos pessoais”. As oficinas não serão realizadas este ano pois “não haveria tempo para fazer tudo” e as leituras podem ser aplicadas tanto a Jornalismo quanto a Publicidade — foram criados novos temas, como leitura de banda.

Segunda-feira (20 de outubro) à noite, foram distribuídas cédulas de votação para o prêmio Destaques, cujos vencedores serão anunciados no encerramento da Semana Acadêmica. Entre as categorias que concorrem estão “casal mais melado”, “mister chaveco”, “engraçadinho, mas ordinário”, e outras. Em relação aos prêmios, Ana Carolina diz que serão surpresa. O objetivo da competição é deixar a festa de encerramento, que contará com comes e bebes, mais dinâmica e divertida.

Acompanhe o blog e confira a programação da Semana Acadêmica de Comunicação Social 2008



800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.