Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 05h04min   <<


chamadas

Matéria 7314, publicada em 20/10/2008.


Encontro debateu dimensão política e tecnológica do jornalismo


As duas dimensões propostas no tema do Encontro de Professores — o jornalismo do futuro e o futuro do jornalismo — foram contempladas na noite de abertura. Antes da conferência de Carlos Castilho ocorreu um ato político com a presença das principais lideranças nacionais dos jornalistas. Estavam no anfiteatro o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo; os presidentes de três sindicatos do Sul (de Santa Catarina, Rubens Lunge; do Paraná, Aniela Almeida; e de Londrina, Ayoub Hanna Ayoub); o presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Billy Culeton; o diretor da Regional Sul II do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo, Tomás Barreiros; os coordenadores da Campanha Nacional em Defesa do Diploma, Valci Zuculoto e Márcio Rodrigues.

O peso dessa representatividade, somado ao momento histórico que coloca a profissão de jornalista numa encruzilhada diante da iminência da decisão do STF sobre a questão do diploma, resultou num ato politicamente marcante para a categoria. Essa era a parte do "futuro do jornalismo": relato da mobilização nacional, debate sobre possíveis cenários e definição dos próximos passos da luta em defesa da exigência de curso superior para o exercício profissional.

Em seguida, Carlos Castilho abordaria aquilo que pode ser descrito como "o jornalismo do futuro", ou seja, aquele que será exercido (em alguns casos, já está sendo) quando a convergência digital estiver plenamente implantada. "Nada mais oportuno", disse o coordenador do curso de Jornalismo do Ielusc, Samuel Lima, "do que o tema escolhido para o encontro, que abarca essas duas dimensões". Para Samuel, a presença de lideranças representativas no encontro "tem a ver com a credibilidade do curso de Jornalismo do Bom Jesus/ Ielusc".

Comentários dos leitores
 

  • 0-/-1/2008 -

    Jean Rio Negrinho [Rio Negrinho]:

     

    Parabéns.

     

    Quero parabenizar aos bolsistas da Revi pelo excelente trabalho na cobertura do encontro de professores de jornalismo. Eu que trabalho na área jamais participaria de um evento das 9 horas da manhã às 2 horas da madrugada seguinte, como ocorreu no sábado. Isso, depois de já terem realizado a cobertura na sexta-feira à noite. Se eu que, pago, não faria, imagino o esforço dessa galera que me surpreende a cada dia. Meus mais sinceros parabéns.

  • 800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.