Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 23 de abril de 2024 - 07h04min   <<


chamadas

Matéria 7252, publicada em 17/10/2008.


:Divulgação

Ora Bolas era feito nas manhãs de sábado durante a disciplina de Meios Impressos II

Jornais-laboratório viram artigos

Rosimeri Back


Depois de um semestre de aulas teóricas, práticas e oito edições de um jornal laboratório em folha A3 (frente e verso), a atividade exercitada em Meios Impressos II foi registrada no artigo “Ora Bolas: percursos de um jornal experimental”, de autoria do professor da disciplina, Samuel Pantoja Lima, e mais sete alunos ielusquianos que fizeram parte do processo no primeiro semestre deste ano. O trabalho está inscrito no GT Produção Laboratorial - Impressos.

O prazo era de apenas quatro horas, todo sábado de manhã, para receber a pauta, ir às ruas, apurar informações, fotografar, voltar para o laboratório, editar, diagramar e mandar a impressão para o centro de cópias da faculdade. As funções eram divididas e revezadas a cada semana. Através de votação, o projeto visual foi planejado e escolhido pela turma. As pautas eram baseadas nos jornais A Notícia e Notícias do Dia – impressos diários de Joinville –, e nas sugestões dos alunos ou dos dois professores que ministraram as aulas.

A maioria dos estudantes que passou por esse processo agora cursa Produção e Difusão em Meios Impressos I – na qual é desenvolvido o jornal laboratório do curso de Jornalismo. O semestre ainda nem acabou, e essa disciplina já está sendo representada por outro artigo inscrito no Encontro de Professores. “Experimentações pedagógicas na produção do Jornal Primeira Pauta” foi escrito em aproximadamente 24 horas pelos dois professores da disciplina, Juciano de Sousa Lacerda e Luís Fernando Assunção, juntamente com o aluno Jouber Humberto de Castro, que também participou das aulas e da produção do artigo sobre o Ora Bolas.

Nas apresentações marcadas para amanhã, o Primeira Pauta, impresso ielusquiano, dividirá o tempo com um xará: o Primeira Pauta da Organização Paranaense de Ensino Técnico. Este, porém, é digital e será representado pelo artigo “Primeira Pauta - uma experiência no jornalismo acadêmico na Opet”, de Márcio de Oliveira Rodrigues, Carla Catiane de Cristo Rocha e Alexandre Correia dos Santos.

Com um organizado formato em layout de blog, o Primeira Pauta é um jornal voluntário. Os alunos interessados reúnem-se fora do horário de aula para pôr o projeto em prática. Também não ganham nota por isso. A intenção é exercitar a produção textual, em pautas preocupadas com a qualidade da informação, no intuito de auxiliar a formação dos cidadãos. A cada quinzena, alguns dos textos estudantis postados na web são escolhidos para publicação em jornais locais de Curitiba.

Além desses artigos, outros sete abordam temas semelhantes: quatro sobre jornais e três sobre revistas desenvolvidas por alunos de comunicação social. Confira as apresentações amanhã à tarde, no Encontro de Professores realizado no Bom Jesus/Ielusc.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.