Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sábado, 23 de novembro de 2024 - 11h11min   <<


chamadas

Matéria 7246, publicada em 17/10/2008.


:Arquivo Revi

Marília: eleição simulada ajudou na compreensão dos conteúdos

O lúdico como forma de ensino-aprendizagem

Rosimeri Back


Foi pensando em dividir com colegas de profissão a experiência tida em sala de aula que a professora do Ielusc Marília Crispi de Moraes Maciel, 37 anos, inscreveu o artigo “Uma experiência interdisciplinar e lúdica no curso de Comunicação Social” no Encontro de Professores.

O relato de cinco páginas se refere à oficina de Marketing Eleitoral realizada de 7 a 26 julho deste ano. Sem férias de inverno, Marília deu 60 horas de aula lúdica para 21 alunos. O jogo consistia em simular uma campanha eleitoral. Para isso, os alunos foram divididos por partidos e, em cada um destes, escolhido um candidato para disputar o cargo de prefeito de Joinville.

A partir daí, a jogada seguinte consistiu em planejar estratégias de campanha para diferentes formas de veiculação, como rádio, televisão e assessoria, elaborando projetos gráficos, propostas e administrando o tempo.

Na corrida eleitoral também era possível sondar a intenção de votos. A interação foi feita com outra turma que abdicou das férias para aprofundar o conhecimento. Quem estava no seminário “Imagem e vida: o corpo como (im)possibilidade de relação estética” pôde conhecer e analisar as propostas de cada candidato.

Como cartada final, organizou-se um debate que foi avaliado por seis profissionais de comunicação. Para a ocasião, os assessores observaram os pontos fracos dos concorrentes, a fim de ajudar seu representante. Várias das propostas apresentadas na oficina coincidiram com estratégias da eleição municipal deste ano.

Marília conta que houve entrosamento e troca de experiências entre os participantes, que estavam entre o segundo e o último período de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. No meio do caminho, eles próprios se deram conta de que estavam pondo em prática conhecimentos adquiridos em várias cadeiras do curso, como semiótica, ética, direção de arte, sociologia e comunicação.

Segundo a professora, que tem mestrado em ciências da linguagem, além de preparar o aluno para o mercado de trabalho, um dos objetivos foi proporcionar esse entrelaçamento de disciplinas, para que o aluno tenha uma visão holística do conhecimento.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.