Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sábado, 20 de abril de 2024 - 07h04min   <<


chamadas

Matéria 7233, publicada em 15/10/2008.


:Reprodução

Detalhe da página inicial do Fies na internet

Contagem regressiva para término das inscrições ao Fies

Luiza Martin


Faltam quatro dias, a contar desta quarta-feira, 15 de outubro, para o encerramento das inscrições do processo regular do Financiamento Estudantil (Fies). Os alunos que não são bolsistas do Prouni (Projeto Universidade para Todos) ou do Artigo 170 podem pleitear descontos de 70% do valor da mensalidade — abatimento máximo que o artigo 4º da Lei 10.260 permite. O mínimo a ser financiado equivale a 10%.

O Fies é custeado pelo Governo Federal. A taxa anual empregada no financiamento, que em uma das modalidades se iguala a 3,5% ao ano, é menor que a utilizada nos cálculos do rendimento da poupança, que tem juros fixos equivalentes a 6% ao ano somados à Taxa Referencial, calculada diariamente pelo Banco Central. Essa é uma situação atípica quando se trata de empréstimos, pois o percentual cobrado sobre o capital cedido costuma superar a taxa da poupança.

Um estudante devidamente aceito no Fies pagará, durante o período de utilização do benefício, prestações trimestrais que aumentam progressivamente, conforme as particularidades da contratação, até atingirem o valor de R$ 50. Após terminado o contrato, o aluno tem seis meses, opcionais, para iniciar o pagamento da dívida. O estudante ainda prestará contas dentro no regime de amortização I e II. Para saber mais detalhes do empréstimo, antes de fazer a inscrição no sítio do Fies é disponibilizada a pré-inscrição e um simulador da dívida. A simulação é pré-requisito para que o candidato se inscreva, porque, de acordo com as modalidades do empréstimo, ele poderia arcar com uma despesa superior ao dobro do que foi emprestado.

Cronograma do Fies regular



800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.