Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - 23h04min   <<


chamadas

Matéria 7229, publicada em 14/10/2008.


:Ronaldo Santos

Rinaldo Borba, o cabeleireiro que interpreta a cantora Madonna

Madonna cover lança Semana Acadêmica 2008

Ariane Pereira e Priscila Carvalho


A presença de Madonna no Ielusc, que foi divulgada por e-mail enviado pela secretaria de Comunicação Social, gerou um mistério que foi resolvido ontem (13 de outubro) à noite. A Madonna Cover veio à faculdade para o lançamento da Semana Acadêmica de Comunicação Social 2008. O performer, que na realidade chama-se Rinaldo Borba, conheceu os integrantes da Coisa (Comissão de Organização Independente da Semana Acadêmica) quando se apresentava durante o Festival de Dança deste ano. Ele dançou e dublou músicas da cantora pop norte-americana em cima de um palco improvisado com portas e carteiras encontradas no depósito do Ielusc. A Coisa escolheu o performer porque o tema da Semana Acadêmica deste ano é "Construa sua identidade". O artista conversou com a Revi sobre seu hobby, que é ser cover da Madonna, e comparou a receptividade do público heterossexual ao do GLS em relação a seu trabalho. A Semana Acadêmica inicia na próxima semana, dia 22 de outubro.

De acordo com Clayton Felipe Silveira, um dos integrantes da Coisa, alguns alunos e professores não acreditavam que a Semana Acadêmica 2008, organizada pelos alunos, realmente fosse acontecer. Ele acha compreensível a desconfiança porque a comissão “demorou para mostrar alguma coisa”. O estudante da sexta fase de Jornalismo conta que houve alguma dificuldade, pois a organização era “inexperiente” e às vezes, nas reuniões, o grupo não conseguia “sair do lugar”. Entretanto, tudo acabou dando certo.

Confira abaixo a programação da Semana Acadêmica de Comunicação Social 2008:

22/10

19h, no anfiteatro:
Bate-papo com o professor Rogério Christofoletti sobre “redemocratização e comunicação”.

Rogério Christofoletti é doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Coordenador da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (Renoi), tem experiência em Comunicação e Educação, com ênfase em Jornalismo e Editoração e em Mídia e Conhecimento. Atua principalmente nas seguintes áreas: ética jornalística, crítica de mídia, cibercultura, mídia-educação e tecnologias na educação.

23/10

19h, no anfiteatro:
O Clube de Cinema exibe o filme “Os sonhadores”, do diretor Bernardo Bertolucci. Após a sessão acontecerá uma discussão com a participação do professor Felipe Soares (UFSC).

“Os sonhadores” conta a história de Matthew, um jovem que, após se mudar para Paris, em 1968, inicia um intenso relacionamento com dois irmãos gêmeos: Isabelle e Theo.

19h, em sala ainda não definida:
Leitura sobre o publicitário Oliviero Toscani, pelo professor Antônio Pinto.

Oliviero Toscani fez campanhas polêmicas para a Benetton durante os anos 90. A maioria de suas campanhas é institucional, e geralmente composta apenas por uma foto e a marca da empresa.

19h, em sala ainda não definida:
Leitura de repórter: João do Rio, pelo professor Sílvio Melatti.

João do Rio é o pseudônimo mais constante para João Paulo Coelho Emílio Barreto, escritor e jornalista carioca. Foi membro da Academia Brasileira de Letras, e deixou livros como “Dentro da noite”, “A alma encantadora das ruas” e “As religiões no Rio”.

24/10

19h, em sala ainda não definida:
Leitura sobre o escritor Guimarães Rosa, pela professora Nara Marques.

Guimarães Rosa foi um escritor mineiro e rei dos neologismos. Autor de livros como “Sagarana” e “Grande sertão: veredas”, candidatou-se duas vezes à Academia Brasileira de Letras, sendo eleito por unanimidade na segunda vez.

19h, em sala ainda não definida:
Leitura da banda Mundo Livre S/A, pelo professor Gleber Pieniz.

O nome do conjunto foi tirado do personagem Agente 86, do antigo seriado homônimo, que fazia muitas referências ao mundo livre. A banda nasceu em 1984, no Recife, e contribuiu para a criação do movimento Manguebeat.

A partir das 21h:
A Coisa planejou uma festa para o encerramento das atividades da Semana Acadêmica de Comunicação Social 2008. A festa terá comes e bebes, mas as bebidas alcoólicas ficarão de fora “porque não pode beber dentro da faculdade”, justifica Felipe, um dos integrantes da comissão. O evento contará também com apresentações e, talvez, com a participação dos alunos.

Confira o site da Semana Acadêmica 2008

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.