Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - 23h04min   <<


chamadas

Matéria 7219, publicada em 09/10/2008.


Rádio Poste Ielusc inaugura novo sistema de som

Luiza Martin


As duas caixas do quiosque ficam aparafusadas em pilastras/Luiza MartinNa cobertura especial e ao vivo do 2º Encontro dos Professores de Jornalismo de Santa Catarina e o 4º do Paraná, marcado para ocorrer em 17 e 18 de outubro, a Rádio Poste Ielusc estréia “oficialmente” seu sistema de som recém-adquirido. Há cerca de três semanas, o novo aparato tem sido utilizado para veicular programas feitos pelos estudantes de jornalismo. No ar desde 2006, a programação conta regularmente com produções dos alunos das disciplinas de Produção e Difusão em Rádio I e II e tende a se sofisticar.

Cinco caixas (duas na cantina, duas no quiosque e uma próxima à escada do bloco C) foram instaladas e produzem “um som parecido com aqueles que se ouve em lanchonetes”, compara o técnico responsável pela operação do sistema, Ivan Almeida, referindo-se à boa qualidade do som. O quesito considerado na escolha do equipamento foi a qualidade em detrimento de altos volumes. É o “direito de escolher se quer ou não prestar atenção”, completa. Na visão de Ivan, esta é a maior diferença do sistema novo em relação ao que foi aposentado da função de veicular os programas ielusquianos.

A idéia da Rádio Poste, de acordo com a professora de rádio do Ielusc, Izani Mustafá, é reunir grupos para audição dos programas e trazer à tona a cultura do rádio que agrega pessoas em torno de idéias. Os trabalhos elaborados pelos alunos do 6º período de jornalismo são rodados nas manhãs de sábado, durante a hora do intervalo da aula, compreendido entre 9h40 e 10 horas. Isso permite que as produções sejam ouvidas, não só por estudantes, técnico e professor envolvidos na criação. Variedades, radiojornais e novelas consistem nos gêneros explorados na disciplina, que no próximo semestre irá para o segundo nível e terá uma programação mais volumosa, com mais de um programa por dia. A professora cogita a hipótese de gravar as produções e reproduzi-las mais de uma vez, não só nos intervalos da aula que ministra. Spots de divulgação do conteúdo publicado na Revi também serão veiculados na rádio.

A cobertura do encontro dos professores está toda esquematizada. Os âncoras do programa a ser transmitido ao vivo são Linda Tomelin e Jouber Castro. Ambos cursam a matéria de Produção e Difusão em Rádio I. A Rádio Poste está reproduzindo spots criados pelos alunos para divulgar as atividades do encontro de professores. Os apresentadores do programa compõem grupo com Ariadna Straliotto, Rayana Borba, Rosimeri Back e Tatiane Martins.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.