Dois dos candidatos a vereador que já passaram pelo Bom Jesus/Ielusc foram eleitos: Patrício Destro (DEM) em Joinville e Claudia Santos (PMDB) em Barra do Sul. Patrício foi o vereador mais votado na história da cidade, com 8.540 votos. Claudia foi a escolhida por 238 habitantes entre uma população de 7.278 pessoas. Os dois novos vereadores cursaram Jornalismo, mas ainda não estão formados.
Quando questionado em relação ao segredo de tantos votos arrecadados, Patrício conta que não tinha dinheiro e recebeu ajuda da família. Segundo ele, seus gastos na campanha giram em torno dos R$ 8.000,00, embora no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) conste uma despesa no valor de R$ 4.306,00. O futuro vereador nega apoio de Nilson Gonçalves na eleição, ao contrário do que afirmou o jornalista Cláudio Prisco em sua coluna "Canal Aberto" terça-feira (sete de outubro). Segundo Patrício, ele e Nilson são amigos, mas jamais conversaram sobre política.
Este não será o primeiro mandato de Claudia, que já é vereadora. Para ela, quem toma posse do cargo pela primeira vez “entra sonhando com coisas boas”, mas percebe que a “realidade é diferente” e que os interesses particulares são “muito grandes”. A primeira coisa que Claudia pretende fazer em 2009 é lutar pelo fim do embargo da construção de um loteamento em Barra do Sul. Ela também pensa em tentar criar recursos para o gabinete dos parlamentares — inexistentes na Câmara local — e um arquivo de leis, que só estão disponíveis no site do município.
Patrício Destro mantém a decisão de continuar sendo jornalista. A Ric Record já teria comunicado o desejo de que ele permaneça trabalhando e, inclusive, “acham a idéia boa”, segundo Patrício. Já Claudia, que nunca trabalhou na área, pretende terminar a faculdade. Em relação à monografia, diz ainda não ter pensado em nada. Imagina que provavelmente será sobre política.