Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 23 de abril de 2024 - 18h04min   <<


chamadas

Matéria 7117, publicada em 26/09/2008.


:Edemilson Camilo

Júlio, Leonir e Izabel atentam para os problemas da saúde em Joinville

População pede melhorias na saúde

Bruno Isidoro Pereira*


No dia 5 de outubro, 340.483 eleitores vão escolher o prefeito de Joinville. A saúde é a prioridade dos candidatos ao cargo. Essa área também é a principal preocupação dos joinvilenses. Demora no atendimento, dificuldades estruturais, falta de postos de saúde são os problemas apontados pela população. Educação, segurança e lazer são outros segmentos para os quais o povo espera melhorias.

Para Júlio César Ferreira, 29 anos, a demora no atendimento médico pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é muito grande. Ele sugere aumentar o número de leitos para diminuir a fila de espera. Ferreira acredita que o novo prefeito deve dar mais atenção aos postos de saúde dos bairros. “Eles (políticos) preferem o centro. Os bairros estão precários”, comenta. Leonir de Oliveira, 22 anos, morador do Aventureiro, confirma essa impressão. Oliveira esperou três meses para ser atendido. Ele estava com um problema de garganta. A demora foi tanta que quando foi fazer os exames, estava quase curado.

Izabel Matias, 19 anos, preocupa-se principalmente com os problemas estruturais dos postos de atendimento médico. “Devem ser criados mais leitos também”, completa. A jovem conta que o PA do Itaum está sempre lotado. Izabel afirma que as pessoas de fora da cidade costumam ir até o PA e isso sobrecarrega o atendimento.

Falta de profissionais

Para a enfermeira Melissa Avelar Castanho, 32 anos, não faltam leitos. O maior problema está na falta de profissionais. Joinville tem um dos piores salários nessa área, segundo ela, e por isso não há muita procura de médicos para trabalhar na cidade. Para Melissa, com o aumento de 25% na remuneração, que ocorreu no início do mês, haverá mais profissionais na cidade. O crescimento no número de médicos deve diminuir o tempo de espera.

A enfermeira afirma que não existem problemas de estrutura e discorda de que o governo dê mais atenção aos postos de saúde do centro. “O posto do Morro do Meio é considerado melhor que o do Bucarein, que é mais central”, observa. “O do Iririú é o melhor da cidade”, completa.


*Trabalho produzido para a disciplina de Redação Jornalística 2, ministrada pela professora Marília Maciel no segundo semestre de 2008

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.