Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 17h04min   <<


chamadas

Matéria 7113, publicada em 26/09/2008.


:Nelyana Girardi

Rosi Lúcia: “No Paranaguamirim a situação está feia”

Joinvilenses querem melhoria na saúde e opções no lazer

Fernanda Helbing da Rosa*


Moradores do município de Joinville esperam do próximo prefeito ações para melhorar a infra-estrutura da cidade nas áreas de saúde e lazer. “No meu bairro, Paranaguamirim, a situação está feia. Principalmente na saúde. Uma vergonha”, disse Rosi Lúcia Ferreira, 28 anos. Já Sebastião Rodrigues, 42 anos, reclama da falta de opções de lazer. “Não existe nenhum parque decente para passar o fim de semana com a família”.

Com 487.003 habitantes, a cidade possui 265 estabelecimentos de saúde, dos quais apenas 73 são públicos. São 868 leitos para internação, ao total. Existem somente 52 equipamentos para exames como raio x, mamógrafo, tomógrafo e ressonância magnética.

Segundo a enfermeira da Unimed, Célia dos Santos, que trabalha nessa área há 23 anos, o maior problema que atinge a cidade é a demora na realização de exames e cirurgias. “Os usuários do sistema público ficam muito tempo na lista de espera”, disse. Para ela, Joinville necessita urgentemente da contratação de mais médicos e principalmente de especialistas. “Com isso, as filas dos hospitais diminuiriam e a agilidade e qualidade do atendimento melhoraria”, explica.

A cidade também não possui áreas que sejam especificamente planejadas para lazer. O Parque Zôo Botânico, localizado no Morro do Boa Vista, torna-se a alternativa para muitos famílias joinvilenses que buscam algum lugar para descansar no fim de semana. O Parque Municipal Morro do Finder, situado no bairro Iririú, foi criado especialmente para preservação, conservação e educação ambiental.


*Trabalho produzido para a disciplina de Redação Jornalística 2, ministrada pela professora Marília Maciel no segundo semestre de 2008

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.