Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 00h04min   <<


chamadas

Matéria 7066, publicada em 19/09/2008.


:Tuane Roldão

Obra machadiana em cartaz

Clube de Cinema comemora aniversário

Tuane Roldão


Com quase um mês de atraso, o Clube de Cinema, comemorando um ano de existência, apresentará nesta segunda-feira (22 de setembro) o filme "Memórias Póstumas", de André Klotzel, às 19h no anfiteatro do Ielusc. O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda , Silnei Soares, explicou que a idéia é juntar a comemoração com o tema transversal deste semestre, que é Machado de Assis. A sessão contará com a presença da doutora em teoria literária Deise Joelen Tarouco de Freitas, que irá debater com o público sobre a adaptação de literatura para cinema e as obras machadianas.

A estréia do Clube aconteceu dia 25 de agosto do ano passado, com o filme “O Iluminado”, de Stanley Kubrick, e contou com a presença de 30 espectadores. Silnei disse que houve uma queda do público da instituição, mas, em compensação, aumentou o número de participantes da comunidade. Lembrou que desde o início a preocupação do Clube era em experimentar o projeto e por isso não houve preocupação com a divulgação. Os planos atuais são de expansão e o grupo planeja trabalhar com releases para a imprensa. O coordenador acredita que a tendência é que haja a liberação das turmas para participar da sessão comemorativa desta segunda-feira e disse já ter recebido a confirmação de “três ou quatro professores”.

O encontro será também uma oportunidade para conhecer o projeto da primeira edição eletrônica das obras de Machado de Assis, uma parceria do MEC com o Nupill (Núcleo de Pesquisas Informática, Literatura e Lingüística), da UFSC. A doutora Deise de Freitas, gerente do projeto, adianta que a partir de terça-feira (23 de setembro) as obras completas do autor estarão disponíveis para consulta, impressão e cópia, no sítio Domínio Público, mantido pelo MEC. O Nupill planeja experimentar por um ano a divulgação eletrônica e, se for bem aceita, 20 mil cópias de um CD-ROM com o mesmo conteúdo serão distribuídas em escolas públicas do país.

O Clube está com uma programação de seis filmes sobre cinema, que serão apresentados até o final de outubro. O primeiro deles, “O Desprezo”, de Jean-Luc Godard, será exibido neste sábado, 20 de setembro, às 19h, no anfiteatro.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.