Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 16 de abril de 2024 - 11h04min   <<


chamadas

Matéria 7060, publicada em 19/09/2008.


:Charles Grigull

Pastor Tito e reitor Paulo Ivo trocam documentos do convênio

Ielusc e Univille firmam parceria

Ariane Pereira


A partir de hoje (19 de setembro), o Bom Jesus/Ielusc é parceiro da Univille e integrado ao sistema Acafe — o próximo vestibular já será unificado. Em convênio assinado pela manhã, as instituições firmaram um acordo de cooperação para permitir ações conjuntas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, incluindo a formação e intercâmbio de recursos humanos. Este convênio é a renovação, ampliada, de outro que havia sido assinado em 2002 mas que não chegou a ser implementado. O acordo facilitou a entrada do Ielusc no sistema Acafe, e esta parceria será anunciada pela direção para alunos e professores na próxima semana.

O diretor geral do Bom Jesus/ Ielusc, pastor Tito Lívio Lermen, conta, entusiasmado, que vai trabalhar para que acordos de utilização mútua de infra-estrutura — como permitir que os alunos das duas instituições tenham acesso às duas bibliotecas —, sejam assinados ainda este ano, a fim de não deixar que “baixe a poeira” da parceria. Também está nos planos um programa de capacitação para o corpo docente e uso recíproco dos laboratórios. Estes acordos e os que já foram realizados são feitos através de termos aditivos à parceria firmada hoje. Um grupo de trabalho — representantes de diversos setores das duas instituições — a ser designado nos próximos dias, irá definir as ações conjuntas.

O que já é concreto é a abertura de um curso de ensino médio no campus da Univille em São Francisco do Sul, administrado pelo Ielusc, além de três novos cursos de pós-graduação na área de Enfermagem, fruto da parceria. Para o pastor Tito, este acordo com a Univille significa uma valorização do regional, a união de duas instituições que não priorizam o lucro e que têm por objetivo melhorar a educação em Joinville.

Os três novos cursos estarão disponíveis em breve: Enfermagem do Trabalho, Enfermagem Nefrológica e Transplantes e Enfermagem em PSF (Programa Saúde da Família). Os três foram idealizados com a participação da Pró-Rim, um desejo da empresa de capacitar seus funcionários. O convênio com a Univille facilita para o Ielusc a criação de novos cursos pela condição de universidade da outra instituição — para a faculdade luterana, seria necessário esperar três anos por uma aprovação do MEC.


Confira a íntegra do primeiro termo aditivo, que prevê a unificação da campanha de divulgação do vestibular, com o ingresso do Bom Jesus/ Ielusc no sistema Acafe. Leia também a íntegra do pronunciamento conjunto feito pelo pastor Tito e pelo reitor Paulo Ivo Koehntopp, da Univille. Ambos os documentos estão em formato PDF.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.